Conselho de Desenvolvimento Regional discute demandas regionais e destaca a revitalização da SC-480 e 155 como prioridade
A revitalização da SC-480 e SC-155 foi o tema central da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Xanxerê que aconteceu na tarde de quinta-feira, 31. O evento reuniu prefeitos, presidentes de Câmara de Vereadores e representantes da sociedade civil dos 14 municípios que compreendem a área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, além de membros do Colegiado Regional de Governo e gerentes da ADR.
Na primeira reunião, o presidente do Conselho e secretário executivo da ADR de Xanxerê, Ademir Gasparini, esclareceu sobre a nova forma de atuação do Conselho que passou de deliberativo para consultivo. “O Conselho é um órgão consultivo de apoio, discussão, orientação, análise, articulação, definição e encaminhamento das demandas e ações com foco no desenvolvimento regional. É um momento importante para discutirmos com as lideranças e com a população quais são as prioridades da nossa região e buscarmos soluções em benefício de todos”, destacou Ademir Gasparini.
Os representantes da sociedade civil, indicados pelo poder executivo de cada município, foram aprovados por unanimidade pelo Conselho que já iniciou a discussão sobre as prioridades regionais.
Gasparini sugeriu ao Conselho que uma das prioridades seja a revitalização da SC-480 que inicia no trevo da Femi em Xanxerê e se estende até o município de Bom Jesus, e a SC-155 que segue deste ponto até o trevo do Rincão Torcido no município de Abelardo Luz. “É um trecho importante para o escoamento da produção, temos um fluxo de veículos muito grande e realmente é uma necessidade. É um local onde a operação tapa buracos já não é o suficiente e entendemos que a revitalização deste trecho beneficia a região como um todo”, disse Gasparini.
Escoamento da produção
A SC-480 e a SC-155 são o principal trecho de escoamento da produção. Conforme o Sub Tenente Jorge Luis Kessler, Comandante do 9º Grupo da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar, este é o principal corredor que liga o Norte ao Sul do Brasil onde é utilizada principalmente para o transporte de passageiros, de produtos perigosos, corredor de carga e também usuários da rodovia. “Nós temos uma diversidade muito grande por ser uma região essencialmente agrícola e que transporta e escola a produção de diversos locais do Brasil”, explica.
A média de fluxo de veículos é de 7,5 mil a 9 mil por dia. Já em períodos de safra o número sobre para 10 mil. “Se essa revitalização se concretizar todo mundo sai ganhando. É mais um corredor que será restaurado e irá trazer muito mais segurança para todos os usuários e para a população que mora nos municípios onde ela passa, principalmente Abelardo Luz, Bom Jesus e Xanxerê”, comenta Kessler.
Manutenção das Rodovias
O secretário executivo Ademir Gasparini também informou aos prefeitos sobre a operação tapa-buracos nas SCs pavimentadas e manutenção nas não pavimentadas. O processo licitatório já está em andamento e a expectativa é para que nos próximos 30 dias seja anunciada a empresa vencedora para o início dos trabalhos. Serão investidos cerca de R$ 600 mil no processo que conta com tapa buracos, limpeza de sarjetas e roçadas nos 175 quilômetros de extensão pavimentada e manutenção nos 96 quilômetros de rodovia não pavimentada.
“A operação tapa-buracos é importantíssima para dar condições de trafegabilidade e segurança a população utiliza as nossas rodovias estaduais. Estamos já com o processo licitatório em andamento e vamos iniciar os trabalhos com a maior brevidade especialmente para dar resposta aos prefeitos e a população que solicita melhorias”, afirma o secretário executivo Ademir Gasparini.
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Janaína Mônego
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