Mais de 150 pessoas participam de Dia de Campo de Arroz Irrigado da Epagri em Araranguá
Mais de 150 pessoas se reuniram no Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá para participar do Dia de Campo de Arroz Irrigado. O evento, que teve como tema os “Desafios do Manejo Sustentável da Água”, apresentou técnicas e informações voltadas à gestão e uso de água na lavoura arrozeira.
Na primeira das três estações, os participantes puderam acompanhar as técnicas de manejo da água no sistema de produção Pré-Germinado, onde o objetivo foi mostrar como reduzir o consumo de água e como ela é fundamental no controle das plantas daninhas, reduzindo a aplicação de agrotóxicos nas lavouras.
A segunda estação tratou do tema da outorga do direito do uso de água. O tema passará a ser assunto de todos os rizicultores a partir de 2018, pois a partir da consolidação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Araranguá, o agricultor terá direito ao uso da água a partir da outorga.
Na última estação do dia, os participantes visitaram a lavoura de produção orgânica de arroz da Epagri, onde dialogaram sobre as técnicas de produção sem uso de agrotóxico e sem o uso de produtos químicos. “Realmente é difícil de acreditar que dá de produzir sem veneno. Só vendo. Parabéns a Epagri por nos trazer estas informações e fazer a gente despertar para a produção orgânica”, relatou o agricultor Marcelo Merini, que veio de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, para acompanhar o evento.
O engenheiro Agrônomo da Epagri, Douglas Oliveira, destaca a importância deste evento para a consolidação da produção orgânica no extremo-sul catarinense. “Os agricultores puderam visualizar as lavouras orgânicas e muitos saem motivados a iniciar trabalhos em suas propriedades. Hoje mostramos como fazer, mas também mostramos que esta é uma opção viável de renda para os rizicultores se manterem na atividade e não terem que arrendar as suas terras”, finalizou.
A gerente de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Jane Aparecida Soares de Souza, acompanhou as atividades do Dia de Campo e elogiou a iniciativa da Epagri, bem como destacou a importância do arroz para a economia da Região. “A Epagri tem por muitos anos orgulhado nosso Estado”, disse.
Na oportunidade, Jane entregou ao gerente Regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, 24 caixas com kits de sementes do Programa Horta Familiar, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca.
Eng. Agr. Douglas George de Oliveira
Projeto Grãos
Epagri – Gerência Regional de Araranguá
fone: (48) 3529 0303
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084 / (48) 99183-1773 / (48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua