Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Professores de Chapecó são...

Professores de Chapecó são estimulados para despertar criatividade e senso crítico dos alunos

Esta semana está sendo dedicada à capacitação de professores que atuam no projeto Desenvolvendo e Avaliando Criatividade e Pensamento Crítico, iniciativa do Instituto Ayrton Senna e que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação através da Gerência Regional da Educação (Gered), da secretaria municipal e do Movimento Santa Catarina pela Educação.

O projeto está presente em 12 escolas estaduais de Chapecó, visa promover as habilidades de criatividade e senso crítico, estimula atividades práticas para que o educando compreenda e assimile o conteúdo.

Chapecó é considerada um centro de referência no Brasil no desenvolvimento deste projeto. Durante esta semana, os professores e gestores das escolas envolvidas no projeto tiveram intensa formação, com intuito de compreender a importância e metodologia do projeto. Nesta quinta-feira, 30, as experiências foram apresentadas à  direção da Fiesc e do Senai – que integram o Movimento SC pela Educação, em atividade realizada na E.E.B Bom Pastor, com a presença do presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Segundo a gerente da Gered, Maria de Lurdes Seben, este projeto contribui no desenvolvimento dos alunos, desperta o senso crítico e criatividade, preparando o estudante para um mundo cada vez mais dinâmico. A diretora da E.E.B Bom Pastor, Janes Giachini, relatou a experiência da escola. “O projeto proporciona transformação da teoria em vivência e envolvimento com a comunidade”, explica. Segundo Janes, os educadores também passam por um processo de mudança, para que o estudante tenha um olhar mais criativo e senso crítico.

O diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, reforça que pela educação é possível transformar o futuro. “Temos que batalhar pelas causas da educação se quisermos um futuro melhor”, enfatiza. Na prática o projeto é acompanhado pelos consultores do Instituto, desde a capacitação dos profissionais ao monitoramento a distância via plataforma on line, onde os trabalhos dos alunos são postados. As  experiências desenvolvidas em sala de aula recebem estimulos para potencializar as habilidades.

As atividades encerram nesta sexta-feira, 31, com capacitação para os novos professores do Ensino Médio de todas as redes.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
ADR Chapecó
Fone: (48) 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
www.adrs.sc.gov.br/adrchapeco