Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Municípios projetam ações em...

Municípios projetam ações em reunião do conselho de desenvolvimento regional de Itapiranga

A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga reuniu na terça-feira, 28, os conselheiros de desenvolvimento regional (CDR). O mesmo é integrado pelos prefeitos, presidentes de câmaras municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios da regional.

O secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir Larentis, abriu a reunião reforçando a importância da parceria nos trabalhos e encaminhamentos da ADR com os conselheiros de desenvolvimento regional. O vice-prefeito de Itapiranga, Fernando Girardi, falou em nome dos municípios e justificou a ausência do prefeito que esteve cumprindo agenda na capital do estado. 

Na pauta esteve a apresentação e posse de novos conselheiros, a projeção de novos convênios do Estado com os municípios e apresentação de ações e atividades desenvolvidas por gerências da ADR. Os prefeitos fizeram uso da palavra e apresentaram demandas comuns em várias áreas. Os chefes do poder executivo municipal enalteceram a importância do CDR para discutir o desenvolvimento de ações regionais.  

O entendimento do secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir Larentis, é de que haja transparência e respeito às decisões tomadas pelo CDR. Larentis informou os prefeitos e conselheiros sobre o Fundam 2 que será executado nos moldes do anterior, quando o Estado injetou R$ 6,5 milhões nos cinco municípios. O secretário fez questão de falar sobre velhos gargalos da região que são relativos a rodovias. Por outro lado, informou que os serviços emergenciais na SC 163 e Estrada Beira Rio já haviam iniciado. “Não temos sigla partidária quando buscamos o desenvolvimento regional. Estamos abertos e a disposição para auxiliar os municípios e a região”.

Durante a reunião o vice-prefeito de Itapiranga, Fernando Girardi, fez uso da palavra e disse que os governos apresentam várias demandas comuns e fez referências ao setor de saúde. Girardi disse que é importante unir forças para alcançar os objetivos, dessa forma, atendendo as demandas.  

O prefeito de Iporã do Oeste, Lúcio Mallmann, espera que por meio da ADR e por força do Conselho de Desenvolvimento Regional seja possível discutir problemáticas de cunho regional, esquecendo-se particularidades. “Precisamos de ações de governo que se completem e para isso é necessário unir forças”.

Para o prefeito de São João do Oeste, Fernando Bisigo, a região apresenta problemas comuns e acredita no CDR para a busca de soluções visando melhorar a qualidade de vida. “Esperamos que por meio da ADR e do CDR seja possível desenvolver um trabalho de parceria e de maneira harmoniosa”.

O prefeito de Tunápolis, Renato Paulata, espera que haja respeito às decisões do CDR. Segundo ele, o povo da região trabalha de maneira honesta e as demandas são justas e devem ser atendidas. “A nossa expectativa é de que não haja bairrismo e que sejam deixadas de lado questões político-partidárias”. 

Já o prefeito de Santa Helena, Luiz Gluitz, disse acreditar no poder de articulação da ADR e do Conselho de Desenvolvimento Regional na busca de ações que beneficiam os municípios, sem discriminação político-partidária. “Confiamos na equipe de servidores da ADR e reafirmamos de que o município de Santa Helena sempre está a disposição de colaborar e tornar possível as ações”. 

 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / 98412-0485
Site: www.adrs.sc.gov.br/adritapiranga