Reunião vai discutir Indicações Geográficas no Planalto Serrano
A Epagri participa da reunião da Rede de Cooperação Para o Desenvolvimento Sustentável: Patrimônio Cultural e Indicação Geográfica, que será realizada nesta sexta-feira, 24, em Urubici. O evento será na Pousada Kiriri-Etê entre 10h e 16h. A participação é gratuita e não é necessário realizar inscrição.
A Indicação Geográfica (IG) é uma forma de valorização do produto de uma região ou território, cuja procedência adquiriu notoriedade em decorrência do modo de fazer, das características ambientais locais e outros fatores. Um exemplo clássico de IG é o champanhe.
No evento, a Epagri vai apresentar o processo de obtenção do IG do Queijo Artesanal Serrano, que deve estar concluído até o final desse ano. Técnicos da Empresa também vão participar da palestra sobre território, identidade e produtos e do painel que vai discutir as possíveis IGs de Santa Catarina, em especial as do Planalto Serrano, bem como perspectivas, processo de registro e dificuldades.
A Epagri participou ativamente do processo de obtenção da IG do Vale da Uva Goethe. Além da IG do Queijo Artesanal Serrano, a empresa também está envolvida nesse momento com a obtenção do selo para a erva-mate do Planalto Norte e da banana Corupá, todos em fase de finalização. A IG dos Vinhos Finos de Altitude está no processo inicial.
Entre outras atribuições, cabe à Epagri fazer a caracterização de clima e solo da região solicitante da IG, determinantes nas características daquele produto, e estabelecer a delimitação geográfica da área. Esse documento se une a outros em um dossiê, que é submetido à análise do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é quem vai decidir pela concessão ou não da indicação.
Para saber mais sobre o evento, acesse o blog http://www.redeindicacaogeografica.com/blog.
Mais informações sobre a participação da Epagri com o Diretor de Extensão Rural da Empresa, Paulo Arruda, pelo fone (48) 98801-2502.
Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407