ADR Criciúma realiza primeira reunião oficial do Colegiado Regional de Governo em 2017
A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Criciúma reuniu nesta quinta-feira, 16, gestores dos órgãos do Governo do Estado que atuam nos 12 municípios de abrangência da ADR na primeira reunião de Colegiado Regional de Governo de 2017. O encontro foi realizado no gabinete do secretário João Fabris e contou com a presença de membros da Celesc, Epagri, Cidasc, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Fatma, Defesa Civil e Fazenda.
Entre os assuntos mais relevantes, o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Ten Cel. James Ventura salientou o sucesso na operação veraneio. “Encerramos a operação veraneio com saldos muito positivos. Ultrapassamos o terceiro ano consecutivo sem mortes por afogamento em áreas com cobertura de guarda vidas”, pontua.
Além disso, o Corpo de Bombeiros repetiu o projeto Praia Acessível, onde os guarda-vidas auxiliam cadeirantes em banho de mar e o projeto Golfinho, com mais de 2.144 participantes sendo o maior do Estado. Chamou atenção ainda o alto índice de ataque de água-viva neste verão, tendo um registro superior a 39,7 mil casos. “Devido ao número de casos, utilizamos como mecanismo de alerta a bandeira roxa para indicar a presença de água-viva”, complementa.
Na Defesa Civil, o ano iniciou com a solicitação de apoio aos municípios da região nas tempestades de verão, sendo Lauro Müller, Orleans, Urussanga e Criciúma, os mais atingidos. De acordo com o coordenador Regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, Lauro Muller foi o único município que decretou situação de emergência em janeiro, onde o Estado auxiliou com a entrega de cestas básicas, lonas, colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal e está com previsão de construção de pontes e casas. Já Criciúma, que decretou situação de emergência em fevereiro, foi atingida por tempestade de grazino onde o Governo do Estado distribuiu mais de cinco mil telhas.
O coordenador comunicou ainda, que as obras para a construção do Centro Regional da Defesa Civil já iniciaram. A sede está sendo construída anexo ao pátio da ADR e contará com toda estrutura adequada para atender os 12 municípios da região, além da população e instituições em casos desastres climáticos. “Será um centro interligado ao Centro Integrado de Gestão de Risco em Florianópolis, que com uso de tecnologia avançada a população receberá alertas e atendimentos com mais agilidade e qualidade”, complementa.
Na Polícia Civil, a atuação do Serviço Aeropolicial (SAER), que iniciou as operações em dezembro de 2016, também foi destaque positivamente. Segundo o Delegado Regional Juarez de Souza Medeiros, o SAER está em pleno funcionamento com 158 horas de vôo, nove missões, além de já ter prestado 25 atendimentos à Polícia Militar, 19 à Polícia Civil, e Marinha do Brasil.
Criado por meio da lei 16.795, de 16 de dezembro de 2015, e pelo decreto 856, de 6 de setembro de 2016, que tratam da reestruturação das antigas Secretarias de Desenvolvimento Regional, o Colegiado Regional de Governo faz parte das ações pertinentes às ADR’s e tem como objetivo elencar as demandas de cada região, discutir as ações relacionadas ao desenvolvimento regional e apoiar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional e Plano Plurianual.
Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br
Fone: (48) 3403-1018 / 99127-6838
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrcriciuma