Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Em Florianópolis, governador Raimundo...

Em Florianópolis, governador Raimundo Colombo participa da abertura oficial do ano letivo na rede estadual de ensino

O ano letivo para 530 mil estudantes da rede estadual de ensino em Santa Catarina começou nesta segunda-feira, 13. A solenidade de abertura das atividades contou com a presença do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps na EEB Dom Jaime de Barros Câmara, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. A escola está entre as 16 que passam a oferecer o Ensino Médio Integral, programa considerado uma das maiores novidades na rede estadual em 2017.

Fotos: James Tavares/Secom

>>>Acesse a galeria

“É um momento de muita alegria porque a escola é esse ambiente onde a gente consegue fortalecer ou resgatar os princípios e valores que tem referências no que aprendemos com nossos pais, nossos avós. Não são raros os casos em que as pessoas acumulam um patrimônio material e perdem todos os bens, mas o patrimônio do conhecimento, da boa orientação, da responsabilidade que a gente adquire na escola, este não se perde e vai servir de base para todas as escolhas da nossa vida”, disse o governador Raimundo Colombo.

As novidades do ano letivo na rede estadual passam por três áreas: pedagógica; gestão e infraestrutura; com destaque para o ensino médio integral ofertado em 16 escolas. O programa terá o estudante como protagonista, como agente de transformação convidado a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos. As disciplinas tradicionais são integradas em quatro áreas de conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, articulando teoria e prática em diferentes matérias.

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, destaca ainda que entre os diferenciais  do sistema estão os núcleos de projetos, nos quais os alunos trabalham voltados para o futuro, melhorar a realidade social em que estão inseridos, pes­quisar e estudar. “Quem também ganha com este novo modelo são os gestores e professores, que recebem formação para aprimorar suas práticas pedagógicas e de gestão.”

Também aumentou o número de escolas com jornada ampliada tanto no ensino fundamental como no médio. No total, 533 escolas passam a oferecer o Ensino Médio Inovador integrado ao  Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (Penoa) e/ou Programa Novo Mais Educação integrado ao Penoa.

“Não se trata apenas de ampliar o tempo que o jovem permanece na escola, mas de oferecer a ele, uma proposta mais atrativa com a integração dos conteúdos, a capacidade de intervenção na comunidade aplicando o conhecimento para melhorar o entorno da escola e o foco no projeto de vida desse estudante no que ele precisa desenvolver de competências para ser um bom profissional dentro do século 21”, afirma Deschamps.

Outra novidade é o novo modelo de avaliação do processo de aprendizagem. A recuperação passa a ser paralela e em qualquer tempo durante o ano letivo. Para isso, a escola oferecerá novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente por parte do aluno. A aprovação também muda e se dará a partir da média anual igual ou superior a 6,0 em todas as disciplinas.

Alimentos da Agricultura Familiar

Deschamps destacou que o Governo do Estado investirá R$ 18 milhões em 25 cooperativas familiares habilitadas para fornecer mensalmente os produtos conforme o cardápio das escolas catarinenses. “A inserção da agricultura familiar na alimentação escolar, integra uma política que busca atender de forma mais saudável e sustentável as necessidades nutricionais dos estudantes e fomentar o desenvolvimento do pequeno agricultor”, evidencia o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola.

Outro destaque é o novo modelo de contagem da alimentação, que será por meio digital com leitor de código de barras. Neste primeiro momento, serão 270 escolas adotando o novo processo.

Infraestrutura

O ano letivo na rede estadual de Santa Catarina começa com a entrega de 12 escolas para a comunidade, sendo que ao longo do ano a previsão é entregar mais de 50 escolas revitalizadas ou novas. “Estamos trabalhando a cada dia para aprimorar a educação catarinense tendo como objetivo maior atingir os indicadores educacionais dos países desenvolvidos. Ainda que com problemas pontuais a rede está iniciando bem o ano letivo. Desejamos sucesso aos nossos alunos e professores”, finaliza Deschamps.

{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}