Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto Geoparque Caminhos dos...

Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul realiza Oficina de coleta de dados

oficina geoparque 20170309 1292185563

Uma Oficina para coleta de informações complementares sobre os geossítios inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil/CPRM e levantamento de novos geossítios para estudo adicional, foi realizada na última quarta-feira, 8, no Centro de Informações Turísticas de Praia Grande, reunindo todos os Municípios inseridos no Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul.

O evento contou com a presença de aproximadamente 40 pessoas, dentre guias, condutores, empresários, autoridades e agentes governamentais, especialmente do setor do Turismo, professores (IFC/Sombrio e Santa Rosa do Sul, IFSC/Araranguá, ULBRA/Torres, rede pública municipal), membros do Comitê Científico-Educativo do Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, e representante da Secretaria de Turismo do Estado de Santa Catarina.

oficina geoparque 20170309 1884382355O evento foi aberto pelo Secretário de Turismo da Praia Grande, Eduardo Trevisani, e posteriormente, o presidente da Associação para o Turismo Sustentável dos Aparados da Serra (Aparadostur), José Brugnera, ponderou sobre o necessário avanço de ações de curto, médio e longo prazo para que a Associação atinja seu objetivo maior de desenvolvimento sócioeconômico dos municípios do entorno dos Parques Nacionais do Aparados da Serra e Serra Geral, sendo que entende que o processo de construção da candidatura do Geoparque deve seguir passos similares.

A geóloga Flávia Lima, que acompanha e contribui com o Projeto Geoparque desde 2011, participou da Oficina e falou sobre o programa Geoparque da UNESCO, os pilares que dão base de sustentação a um geoparque e os conceitos de geossítio, geopatrimônio, geoturismo, geoeducação e geoconservação.

A servidora da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sung Chen Lin, integrante da equipe executiva do Projeto, explica que durante o encontro técnico aconteceu a coleta de informações complementares sobre os 13 geossítios já inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil/CPRM e o levantamento das demandas dos Municípios de novos geossítios para estudo adicional. A área aspirante a Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é de 2.830 km² com mais de 73 mil habitantes de Municípios catarinenses e gaúchos – Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande, Cambará do Sul, Mampituba e Torres. “A equipe de organização entende que a oficina atendeu seu objetivo com sucesso. Agradecemos a participação de todos, em especial, dos que contribuíram na linha de frente para a organização e execução da programação”, concluiu.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua