Formação em Araranguá busca reativação e fortalecimento do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 10
O Centro de Treinamento (Cetrar) da Epagri, em Araranguá, sedia nesta quarta, 8 e quinta-feira, 9, o curso de Formação de Educadores Ambientais ‘GTEAs: compromisso com a vida’, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), pela gerência de Planejamento e Educação Ambiental.
O gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Everaldo Martins, participou da abertura da formação, e agradeceu à participação da Região nesta importante capacitação. “Tenho certeza que serão dois dias de trabalho muito produtivos para a qualificação do nosso grupo”, disse.
A formação faz parte do Projeto ‘EducAção Ambiental: integrando os GTEAs de Santa Catarina’ e conta com a participação de cerca de 25 pessoas, ligadas às áreas de agricultura, educação, ONGs, órgãos ambientais, sindicatos rurais, associações, além de interessados de outros setores, da Região Hidrográfica 10, que compreende a Bacia Hidrográfica do Vale do Rio Urussanga, do Rio Araranguá e do Rio Mampituba, localizadas nas Regiões de Araranguá e Criciúma.
Segundo a técnica da gerência de Educação Ambiental da SDS, Loiva Trombim, com a parceria da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA/SC), tem-se como objetivo reativar e fortalecer os GTEAs em todas as regiões hidrográficas do Estado e integrar os grupos, visando a implementação do ProEEA/SC (Programa Estadual de Educação Ambiental). “Com a qualificação, busca-se fomentar a qualificação de multiplicadores e o fortalecimento da Educação Ambiental em nível local e regional”, destacou.
O projeto segue o exemplo do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07, com atuação nas Bacias Hidrográficas dos Rios Itajaí e Camboriú. A coordenadora do Grupo, Susana Beatriz da Cunha, destacou que após a formação em abril de 2009, as reuniões do grupo passaram a ser bimestrais e itinerantes nos municípios participantes, servindo de exemplo para todo o Estado.
Nestes dois dias de curso, com duração de 16 horas, estão sendo repassadas informações sobre Políticas Públicas – União, Estado e Municípios. Legitimidade, alinhamento, competências; Projetos em Educação Ambiental – captação de recursos, estratégias e atividades, divulgação. Além disso, há a socialização de relatos de experiência de educação ambiental.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/ 99148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua