Sexta-feira é Dia de Combate ao mosquito da Dengue
Nesta sexta-feira, 9, será realizado mais um Dia Nacional de Combate ao mosquito da Dengue. A mobilização estava marcada para a semana anterior, mas foi adiada no estado de Santa Catarina devido ao acidente aéreo com jogadores da Chapecoense. Desta forma, os municípios da Regional de Seara realizarão ações de fiscalização nos prédios públicos, sob monitoramento dos Agentes de Endemias.
“Esta ação dos municípios responsabiliza, no mínimo, dois servidores efetivos a fazerem a verificação semanal dos prédios públicos como medida preventiva”, explica a gerente de Saúde, Jacqueline Zolet.
Jacqueline também destaca que a população precisa reforçar a prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e, também, da febre de chikungunya e da febre do zika vírus. “Estamos nos aproximando do verão, onde a incidência do mosquito é maior. Nosso caso que exige mais atenção é Seara, devido ao grande número de focos do mosquito. Por isso precisamos da conscientização de todos os moradores, para que que eliminem os pontos com água parada. Os pontos mais críticos são nos bairros Centro e São João”, destaca a gerente de saúde.
Panorama epidemiológico
De acordo com o último Boletim Epidemiológico (33/2016), no período de 1 de janeiro a 19 de novembro de 2016 foram notificados 13.411 casos suspeitos de dengue em Santa Catarina. Desses, 4.369 (33%) foram confirmados, 633 (5%) estão inconclusivos, 8.304 (61%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 105 (1%) casos suspeitos estão em investigação pelos municípios.
Do total de casos confirmados (4.369) até o momento, 3.986 (91%) são autóctones, com transmissão dentro de Santa Catarina, 284 (7%) são importados (transmissão fora do estado) e 99 (2%) estão aguardando definição do Local Provável de Infecção (LPI).
Orientações para evitar a proliferação do Aedes aegypti
- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os depósitos para guardar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Dê descarga no mínimo uma vez por semana em banheiros pouco usados;
- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar locais de foco do mosquito da dengue.
- Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a Secretaria Municipal de Saúde;
{article Glauco Benetti – ADR Seara}{text} {readmore}{/article}