Epagri lançou sistema web para gerenciar dados da vitivinicultura

Mais de cem pessoas participaram nesta quarta-feira, 1º , em São Joaquim, do lançamento do Sysvitis, um sistema web para gerenciamento de dados da vitivinicultura catarinense. O evento foi realizado no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim e contou também com lançamento do livro Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura de Santa Catarina e a palestra Resultados do Projeto de Vitivinicultura Trento-SC: Variedades Promissoras para Vinhos Finos em Santa Catarina, proferida pelos pesquisadores Marco Stefanini e Duilio Porro, da Fundação Edmund Mach – Instituto Agrário de San Michele all’Adige (FEM-IASMA), de Trento, na Itália. O
evento contou com a presença do presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, e a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani.
O sistema lançado é um site que poderá ser acessado por produtores de uvas ou pelo público geral, bastando para isso um login e senha, que devem ser solicitados pelo e-mail sysvitis@epagri.sc.gov.br. Dentro do Sysvitis, o agricultor vai cadastrar dados de sua produção, como fenologia, maturação e colheita. Ele também vai associar a localização de seu parreiral à estação meteorológica mais próxima e, assim, cruzar seus dados com os de clima gerados pelo equipamento, agregando valor à informação final. Por outro lado, o sistema vai fornecer informações importantes ao produtor, como datas de poda, floração, maturação e colheita adequadas para cada variedade.
Caberá ao vitivinicultor decidir se seus dados ficarão públicos ou para uso restrito. Já o usuário comum poderá ver os dados publicados, mas não poderá cadastrar informações no sistema.
Na prática, o Sysvitis vai se tornar, ao longo dos anos, um arquivo histórico da produção de uvas em Santa Catarina, que permitirá ao produtor e aos entes públicos realizar comparações entre safras e tomar decisões mais assertivas. Ao serem lançados no sistema, os dados também ganharão mais valor graças ao cruzamento com dados climáticos. Esse cruzamento irá gerar informações importantes para a prática agrícola, explica Hamilton Justino Vieira, gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram), que desenvolveu a tecnologia.
Em breve, a Epagri/Ciram lançará um aplicativo mobile que será usado pelos agricultores para coleta dos dados em campo. Esses dados poderão ser coletados mesmo de modo off-line e, quando o agricultor chegar com seu celular ou tablet a um local com internet, eles serão automaticamente adicionados ao Sysvitis.
O Sysvitis é um dos resultados do projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura Catarinense, desenvolvido desde 2005 numa parceria entre a Epagri/Ciram, a UFSC e o Instituto San Michele, localizado na Província Autônoma de Trento. A província ofereceu apoio financeiro e suporte técnico-científico, permitindo o intercâmbio de técnicos e de conhecimentos que resultaram na produção de vinhos finos de altitude em Santa Catarina.
Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista: (48) 99989-2992 / 3665-5147
Cinthia Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407