Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Defesa Civil SC apresenta...

Defesa Civil SC apresenta planejamento para rede de monitoramento no Oeste

defesa civil monitoramento 20161201 1064973371

A Defesa Civil de Santa Catarina se reuniu com o Ministério Público e municípios abrangentes da regional da Defesa Civil de Maravilha. O encontro ocorreu na terça-feira, 29, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR). O objetivo foi explicar as ações de prevenção e o dimensionamento de sensoriamento do nível de rio na região. O interesse partiu do coordenador regional da Defesa Civil SC, Rogério Golin, e do Ministério Público. Eles solicitaram um auxílio para a Secretaria de Estado da Defesa Civil na confecção de um planejamento para essa rede de sensores.

O diretor de Prevenção, Fabiano de Souza, disse que a secretaria já está fazendo esse estudo para saber qual equipamento é necessário, em que local instalar e orientações sobre a sua manutenção. “Apresentei o planejamento e o que a Defesa Civil SC estava fazendo. Além disso, essa parceria entre Estado e Município é fundamental”, disse. Souza afirmou ainda que depois que o estudo de localização da rede estiver pronto, será agendada uma nova reunião para saber quais parcerias poderão ser firmadas.

O diretor salientou que o radar meteorológico do Oeste, em Chapecó, está em construção. Já em Maravilha será instalado um Centro Regional de Operação Treinamento e Sala de Situação (Crotss) da Defesa Civil.

Participaram do encontro Defesas Civis municipais da regional de Maravilha, Ministério Público, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar.

Como funciona a rede de sensores de nível de rio

Fabiano explica que a rede de sensores contribui na qualidade do alerta emitido de chuva, por exemplo. Na prática, por ele estar no solo, o aparelho confirma se está precipitando o volume de chuva detectado pelo radar meteorológico emitido na previsão. “Quando você tem a confirmação da informação que realmente está chovendo naquela área, você consegue melhorar a qualidade do alerta que é emitido. Uma situação é ter a previsão de chuva, outra é ter a chuva constatada naquele volume”, afirma.

O diretor ainda esclarece que o sensor de nível de rio oferece melhores condições para a equipe fazer o acompanhamento do nível do rio e emitir um alerta tanto para inundação quanto para estiagem. “Os sensores são fundamentais para o trabalho de previsão e alerta. Quanto mais densa for a rede de sensores, melhor será a qualidade do alerta emitido”, pontua.

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support