Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto Horta na Escola,...

Projeto Horta na Escola, em Campo Alegre, busca valorizar o conhecimento e a alimentação saudável

horta 20161208 1586560622

Preparar canteiros, realizar o plantio de mudas, regar diariamente, cuidar do solo e atentar para o desenvolvimento das plantas, sem descuidar dos ataques de pragas. Todos estes conceitos podem ser aprendidos dentro de uma sala de aula. Porém, são assimilados com mais facilidade e profundidade quando a experiência é real, permitindo que as mãos dos alunos revolvam a terra, enquanto seus olhares atentos acompanham o crescimento de cada planta.

 

Foi com este intuito que a professora de biologia Luciane Wojciechosky, da EEB Lebon Régis, em Campo Alegre, elaborou o projeto da horta escolar e envolveu toda a comunidade escolar – cerca de 252 alunos de 1ª a 3ª série do ensino médio, além de professores, direção, funcionários e pais de alunos.

Com um projeto que integra diversos recursos de aprendizagem, agregando à vida escolar a observação e a pesquisa, além de desenvolver uma multiplicidade de ações pedagógicas, os alunos passaram a perceber a horta como um espaço vivo, onde todos os organismos juntos formam uma teia, resultando em uma fonte saudável de conhecimento e nutrição.

horta 20161208 1367749805Elaborado ao longo de 2016, o projeto almeja metas para os anos seguintes, como a comparação de pesquisas sobre a alimentação das família dos alunos e a utilização da técnica da permacultura (em parceria com Epagri) nos canteiros da horta. A colheita daquilo que foi plantado será realizada com os alunos. Inicialmente será elaborado um sanduíche natural para que todos possam experimentar aquilo que cultivaram na horta. O restante da colheita os alunos poderão levar às suas casas, reforçando a alimentação de suas famílias com uma variedade de produtos saudáveis.

Segunda a professora Luciane, o projeto Horta Escolar vem transformando o ambiente escolar em um espaço de valorização da ciência e da experiência, instigando no aluno o seu lado crítico e observador. Neste contexto, o aluno passa a compreender seu papel como cidadão responsável pela preservação da natureza e pela manutenção da própria vida.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra