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Escola de Jaraguá do Sul está com matrículas abertas para nova proposta de Ensino Médio

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Jovens de Jaraguá do Sul que quiserem cursar o primeiro ano do Ensino Médio em uma nova proposta em tempo integral poderão fazer suas matrículas na escola EEB Prof. Heleodoro Borges. A unidade será uma das 16 escolas da rede pública de ensino de Santa Catarina que receberão o modelo a partir de 2017, por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Educação, Instituto Ayrton Senna e Instituto Natura.

 

A gerente de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, Cristiana Poltronieri, informa que as matrículas já estão sendo realizadas na própria unidade e que na próxima terça-feira, 7, às 19 horas, o diretor da escola, Leopoldo Diehl Filho, fará uma apresentação sobre a nova proposta. “Proposta pedagógica, grade curricular, funcionamento de todo o trabalho e ainda outras orientações importantes serão repassadas para a comunidade escolar. É importante que os jovens e os pais participem da apresentação e vejam a diferença que o programa vai trazer, principalmente nas questões envolvendo o mercado de trabalho”, destacou Cristiana. O início das aulas está previsto para o dia 15 de fevereiro.

A nova proposta de Ensino Médio em Santa Catarina irá além da ampliação do tempo de aulas. Seu grande diferencial será ampliar as oportunidades de formação dos jovens e, além do ensino das disciplinas tradicionais (como português, matemática, história, geografia, etc), ela também desenvolverá nos estudantes valores e competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional, como colaboração e responsabilidade, entre outras.

Para isso, todas as aulas buscarão estimular a criação, a participação ativa e a colaboração entre os alunos. Haverá também aulas baseadas na construção de projetos. Um deles é o Projeto de Vida, que levará os jovens a pensar, planejar e começar a construir sua trajetória pessoal, com o apoio dos professores e da família.

A proposta de Educação Integral para o Ensino Médio já vem sendo desenvolvida com sucesso no Colégio Estadual Chico Anysio, no Rio de Janeiro, há quatro anos. Nesse período, o número de alunos com bons resultados em matemática foi 10 vezes maior que nas outras escolas da rede. Em português, o número foi quatro vezes maior. Pelos altos níveis de aprendizagem, o Colégio se destacou entre as melhores escolas públicas no Enem 2016, sendo o primeiro colocado entre as escolas de mesmo nível socioeconômico no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o Instituto Ayrton Senna, a proposta torna a aprendizagem mais efetiva e tem promovido maior engajamento e envolvimento dos jovens. Em 2015, nenhum aluno abandonou o ensino médio no Colégio Estadual Chico Anysio e os alunos formados já estão trilhando seu percurso acadêmico e profissional com autonomia.

Confira a relação de cidades que receberão a proposta:

Jaraguá do Sul

EEB Prof. Heleodoro Borges

Chapecó

EEB Coronel Ernesto Bertaso

Florianópolis

EEB Dom Jaime de Barros Câmara

Itajaí

EEM Elfrida Cristiano da Silva

Palhoça

EEB Governador Ivo Silveira

Santo Amaro da Imperatriz

EEB Nereu Ramos

Joinville

EEB Eng. Annes Gualberto

EEB Senador Rodrigo Lobo

EEB Presidente Médici

Capinzal

EEB Mater Dolorum

Canoinhas

EEB Almirante Barroso

Itapiranga

EEB São Vicente

Cocal do Sul

EEB Prof. Padre Schuler

Urussanga

EEB Caetano Bez Batti

Cordilheira Alta

EEB Cordilheira Alta

Guatambu

EEB Leonor Lopes Gonzaga

Entenda a proposta: Educação Integral para o Ensino Médio

1 INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS

As disciplinas tradicionais não são trabalhadas de modo separado, elas são organizadas em quatro áreas de conhecimento. Com isso, os estudantes aprendem de maneira mais significativa e concreta, articulando teoria e prática. Há horários para cada aula, mas as diferentes matérias são aprendidas de modo articulado.

2 EDUCADORES INSPIRADORES

Gestores e professores são preparados no aprimoramento de suas práticas pedagógicas e de gestão para que somem esforços no aprendizado dos alunos. Isso se consegue com um bom clima escolar e com aulas coesas, estruturadas, intencionais, compromissadas, colaborativas e desafiadoras. Todos trabalham para promover o protagonismo dos estudantes e desenvolver os aprendizados e competências para o século 21.

3 NÚCLEO DE PROJETOS

O currículo inclui também um núcleo com novas disciplinas em que os alunos trabalham em projetos voltados a: planejar seu futuro, melhorar a realidade em que vivem, pesquisar e estudar. Nesses projetos, eles aprendem a trabalhar em equipe, usar o conhecimento para resolver problemas e concretizar seus sonhos.

4 ESTUDANTES PROTAGONISTAS

Nessa escola, os jovens são solução. São reconhecidos como agentes de transformação que podem assumir um papel de corresponsabilidade pelo próprio desenvolvimento, de seus colegas e suas realidades. Para tanto, são convidados a ser, conviver, agir e aprender em colaboração com os adultos.

5 COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO 21

O desenvolvimento de competências socioemocionais envolve aprender a lidar com as próprias motivações e emoções; interagir com os outros; ter objetivos e persistir em alcançá-los; lidar com incertezas, diferenças e novidades; tomar decisões responsáveis. Essas competências são um poderoso canal para melhorar a qualidade da educação e diminuir as desigualdades dentro do sistema educativo.

6 MATRIZ DE COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO 21

A proposta de educação integral está orientada por um conjunto de competências, que articulam aprendizagens cognitivas e socioemocionais. Essa matriz é a referência de todas as práticas de ensino e atividades que ocorrem no dia a dia das escolas. Dessa forma, as ações têm sempre um guia para realizar uma intenção comum: a formação para autonomia dos estudantes, ou seja, sua capacidade de fazer escolhas bem fundamentadas para realização de seus projetos de vida.

Mais informações:
www.institutoayrtonsenna.org.br/ensino-medio-santa-catarina
www.sed.sc.gov.br
(48) 3664.0200

Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3276-9241 / 98861-2652
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

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