Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Continuam tratativas para municipalização...

Continuam tratativas para municipalização da escola São José de Corupá

3011 municipalizacao sao jose 20161130 1474285509

A escola de ensino fundamental São José, de Corupá, deve ser municipalizada no início de 2017, mas para que isso aconteça são necessárias algumas providências burocráticas. Na tarde desta quarta-feira, 30, o prefeito eleito, João Carlos Gottardi, Kelly de Souza e Luciano Cani, que devem assumir os cargos de chefe de gabinete e assessor jurídico, respectivamente, e Jean Chilomer, representante da Associação de Pais e Professores (APP) da unidade, estiveram reunidos com o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, Leonel Pradi Floriani, com a gerente de Educação (GERED) da ADR, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff, profissionais dos setores de articulação com municípios e recursos humanos da GERED e o gerente de Administração, Finanças e Contabilidade da ADR, Ivo Schmitt Filho.

 

Para que a municipalização aconteça é necessária autorização do legislativo, o que deve acontecer em janeiro por causa da troca de mandatos. O prefeito eleito recebeu a lista de documentos necessários para firmar convênio com o Estado para o repasse dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e salário educação. “Estes valores são repassados aos municípios para pagamento dos salários dos professores e outros itens previstos em contrato”, explicou Cristiana.

O secretário esclareceu que todas as medidas que puderem ser tomadas antes de janeiro devem ser feitas para agilizar o processo de municipalização. “Nossa equipe técnica está à disposição para auxiliá-los e para garantir o retorno às aulas”, afirmou. O contrato de aluguel pago pelo Governo do Estado encerra no final de dezembro e a partir de 2017, com a municipalização, a administração municipal terá que assumir a locação do imóvel.

O prefeito eleito reafirmou a intenção de municipalizar a unidade, mas pediu cautela nos processos de mudança. “Não vamos fugir desta responsabilidade”, ressaltou.

O representante da APP falou sobre a necessidade que o município tem de abrir novas vagas. “Há expectativa de abrir pelo menos quatro turmas de primeiros anos. Hoje Corupá tem três escolas municipais e não pode perder esta”, declarou Chilomer.

Plano de Ofertas Educacionais (POE) da rede estadual de ensino

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, anunciou em outubro o fechamento da unidade para seguir o Plano de Ofertas Educacionais (POE) da rede estadual de ensino. Os 507 alunos matriculados atualmente na escola São José seriam atendidos pela escola de educação básica Teresa Ramos. O município manifestou interesse em manter a unidade aberta e foi então que começaram as tratativas para municipalização. “A posição do Estado permanece a mesma”, frisou Floriani.

A EEB Teresa Ramos tem capacidade para atender 1,2 mil alunos nos três períodos (matutino, vespertino e noturno). Hoje a unidade conta 520 alunos matriculados. A unidade possui 13 salas de aula, é 100% climatizada, possui amplo auditório, sala de informática, está há cerca de 500 metros da escola São José e é um imóvel próprio do Estado.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.sdr.sc.gov.br / imprensa@jgs.sdr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 8861-2652
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrjaraguadosul

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support