ADR Itapiranga vai reunir conselho de desenvolvimento regional e gestores de órgãos do Governo do Estado
A Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga vai reunir na próxima quarta-feira, 16, os conselheiros de Desenvolvimento Regional e os gerentes de órgãos do Governo do Estado, como Celesc, Casan, Polícia Militar, Civil, Bombeiros, Epagri e Cidasc. A primeira reunião, às 14h, será do Conselho de Desenvolvimento Regional e vai reunir os cinco prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais e mais dois integrantes da sociedade civil dos cinco municípios que compõem a ADR Itapiranga. Os novos prefeitos eleitos também foram convidados. Já a reunião do Colegiado de Governo vai ocorrer às 16h.
De acordo com o secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, consta na pauta o esclarecimento da mudança de Secretarias de Desenvolvimento Regional para Agências de Desenvolvimento Regional. Segundo o secretário, mais do que uma mudança de nome, as ADRs agora aumentam as suas atribuições, mantendo as funções executivas das antigas SDRs, ao mesmo tempo em que passam a assumir o papel de articuladoras e promotoras do planejamento para o desenvolvimento regional.
“Vamos falar das mudanças no funcionamento dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento e dos novos Colegiados Regionais de Governo. Com as ADRs, a gestão se aproxima ainda mais das pessoas, levando em conta as diferenças regionais e as diretrizes de rumo de cada área, sempre em consonância com o planejamento estadual. Agora, a visão integrada de cada região passará a nortear ainda mais as ações, com maior poder de planejamento, organização e decisão para fomentar um desenvolvimento genuinamente regional”, afirmou.
Segundo o secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, outra mudança é a criação de um conselho de gestores de órgãos do governo. “O gerente da Celesc, da Casan, Polícias Militar, Civil, Bombeiros, Epagri e Cidasc, por exemplo, vão reunir-se mensalmente na ADR Itapiranga, formando um colegiado que discute ações para que elas se tornem mais efetivas e prestem um melhor serviço à comunidade”, menciona.
A lei 16.795/2015, sancionada pelo governador Raimundo Colombo, que transforma as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) em Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), também propõe redução de cargos de confiança em até 30% após mudança para agência. A lei também extinguiu a SDR da Grande Florianópolis e reduziu 106 cargos de provimento em comissão e 136 funções gratificadas de integrador nas regionais, todos cargos não preenchidos desde o início do ano de 2015.
Na quarta-feira, 16, os prefeitos também terão a oportunidade para sanar dúvidas relativas a repasses de convênios e respectivas prestações de contas. Durante os últimos meses, o Governo do Estado, por meio da ADR Itapiranga, assinou inúmeros convênios com as cinco prefeituras. Por meio do Fundo Social, foram assinados convênios no valor aproximado de R$ 5 milhões. Já pelo Fundam, houve repasse de R$ 6,5 milhões, mas a maioria das prefeituras já finalizou a prestação de contas.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}