Gered Itapiranga participa da Feira Estadual de Ciências e Tecnologia com três projetos
A Feira Estadual de Ciências e Tecnologia vai ocorrer em Florianópolis nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20. A ADR Itapiranga, por meio da Gerência de Educação e educandários da rede pública estadual, estará representada com três projetos que obtiveram classificação durante a Feira Regional do Conhecimento. A etapa regional aconteceu no mês de agosto na EEB Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste. O evento é realizado pela ADR e ocorre todos os anos em municípios distintos.
De acordo com a gerente regional de Educação, Marina Bianchi, a Escola Padre João Rick de Ervalzinho, São João do Oeste, obteve a primeira colocação no Ensino Fundamental por meio do projeto Espantássaros: Repelente Eletrônico. Acrescenta que, no Ensino Médio, o primeiro lugar foi para a Escola de Santo Antônio, de Itapiranga, por meio do projeto A Tecnologia Como Ferramenta de Redução de Custo na Agropecuária. Segundo a gerente Marina, a primeira colocação no Ensino Médio Profissionalizante foi para a Escola Casa Familiar Rural, de Iporã do Oeste, com o projeto A Tecnologia Voltada à Agricultura Familiar.
O coordenador da feira regional, professor Vilson Von Borstel, está acompanhando os alunos na feira estadual, em Florianópolis. Segundo Vilson, o evento reúne 80 trabalhos de alunos de todo o Estado. Conforme Von Borstel, trata-se do fechamento do ciclo de feiras regionais que tem como objetivo estabelecer interações e troca de experiências entre estudantes e a comunidade, a partir da exposição das produções científicas e culturais realizadas dentro do contexto educativo de cada localidade.
Este ano, diferente das últimas edições do evento, a maior parte dos trabalhos apresentados são voltados a tecnologias como robótica, automação e geração de energia limpa. Nas edições anteriores, a abordagem dos projetos era focada na preservação do meio ambiente e em alternativas menos invasivas de convívio com a natureza.
De acordo com a equipe organizadora da Secretaria de Estado da Educação, o foco principal do evento é expor à comunidade as atividades pedagógicas de iniciação científica, desenvolvidas pelos próprios alunos. “A feira proporciona novas oportunidades de aprendizagem, envolvendo estudantes das principais etapas de ensino da educação básica, que são fundamental, médio e profissional”, ressalta a integrante da equipe, Denise Naccari.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}