Governo do Estado concede certificação para frigorífico no interior de Itapiranga
O Frigorífico Santa Fé localizado na comunidade de Santa Fé, interior de Itapiranga, recebeu na manhã de quinta-feira, 13, a certificação estadual por parte da Cidasc. O empreendimento havia iniciado o abate de suínos e bovinos em 1991. Mas agora com participação de vários órgãos públicos a empresa familiar deverá ganhar novo fôlego. Em 2012 a empresa obteve a certificação do SISBI, o que possibilitou ampliar a comercialização para todo o país. A perda do SISBI em 2015 fez com que a empresa parasse com as vendas em nível nacional. Com a certificação do SIE será possível comercializar em todo estado de Santa Catarina. A intenção dos proprietários é novamente obter a certificação que possibilite ampliar o mercado para outros estados.
O sócio-proprietário do Frigorífico Santa Fé, Antônio Eidt, está confiante no aumento de vendas para outras regiões do estado e já projeta a contratação de mais funcionários. Além dos proprietários, atualmente a empresa conta com dez colaboradores. A empresa atua no atacado e varejo com aproximadamente 40 variedades de industrializados como salames, defumados e mortadelas. Mas o empresário faz questão de lembrar de inúmeras dificuldades que teve que enfrentar no decorrer da trajetória e disse que por várias vezes havia pensado em desistir. Segundo ele, a obtenção da certificação confere novo ânimo e a equipe de funcionários também já estaria mais motivada.
A conquista da certificação estadual teve pequeno ato na manhã de quinta-feira, 13, junto ao Frigorífico Santa Fé. Além do sócio-proprietário, familiares e funcionários, teve participação do secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, o gestor regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, gerente de agricultura da ADR, Zaclir Stolarski, coordenador regional do SIE, Milton Kasper, médico veterinário da prefeitura de Itapiranga conveniado com a Cidasc, José Saldanha, e o médico veterinário contratado pela Cidasc, Marcelo Nalin.
O secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, fez uso da palavra e destacou a importância da parceria do Governo do Estado para com as empresas. Segundo ele, os órgãos de governo precisam facilitar e não complicar a vida dos empresários. Para tanto, fez questão de enfatizar que a estrutura da ADR Itapiranga estaria à disposição para auxiliar na busca de parcerias.
De acordo com o gestor regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, a obtenção da certificação estadual é muito importante porque valoriza a agricultura familiar e fomenta a economia da região. Segundo ele, além de agregar valor aos produtos locais, proporciona mais empregos no município. Trombetta informa que, a Cidasc e a gerencia de agricultura da ADR Itapiranga estão integrados num trabalho que pretende certificar mais empreendimentos da agroindústria familiar da região.
Conforme o coordenador regional do sistema de inspeção estadual da Cidasc, Milton Kasper, na regional de São Miguel do Oeste, que inclui Itapiranga, 18 empresas estão com a certificação estadual. Acrescenta que, em todo o estado há 700 empresas enquadradas no SIE. Kasper acredita que essas empresas desempenham uma função importante ao adquirir a produção do pequeno produtor rural, diferentemente das grandes agroindústrias.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}