Programa Juro Zero já beneficiou quase 300 pessoas na região da 14ªADR
A manicure Edinéia Marcílio, de 37 anos, sempre sonhou em montar um salão em Dona Emma para atender as clientes na sua própria casa e com todo conforto que outros estabelecimentos comerciais ofereciam, mas não tinha o investimento necessário para deixar tudo como queria. Foi então que ficou sabendo do programa Juro Zero, que ajuda o microempreendedor individual (MEI), e então pode transformar o desejo antigo em realidade.
“Tinha feito uma parte do salão, mas não pude finalizar porque faltava dinheiro. Ainda queria fazer bastante coisa como trocar a iluminação, colocar cortinas porque pegava muito sol, comprar ar condicionado, carrinho para os esmaltes e instalar um bebedouro, então fiquei sabendo do programa por uma sobrinha minha que também tinha conseguido o empréstimo”, lembra.
Depois de entender exatamente como o Juro Zero funcionava, há cerca de dois anos a manicure conseguiu o empréstimo e finalizou as obras no salão onde hoje atende cerca de 50 clientes por semana. “Consegui o empréstimo em oito parcelas de uma forma bastante facilitada. Como paguei todas elas no vencimento, não precisei pagar a oitava que seria os juros. Hoje estou bem feliz.”
A alegria de Edinéia é a mesma de outras 287 pessoas dos nove municípios atendidos pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama que já foram beneficiadas com o Programa Juro Zero, que tem a intenção de fomentar o empreendedorismo, estimular a formalização e promover o desenvolvimento da economia catarinense.
De acordo com dados do Sebrae, na região Lontras foi a cidade com o maior número de empréstimos do Juro Zero: eram 78 até o último levantamento realizado em setembro de 2016. Presidente Getúlio ficou em segundo no ranking com 75 e Apiúna em terceiro com 42. Ibirama registrou 34, Dona Emma 22, Vitor Meireles 12, Witmarsum 10, Presidente Nereu 8 e José Boiteux 6.
A gerente de Políticas Socioeconômicas Rurais e Urbanas da ADR de Ibirama, Edna Beltrame Gesser, explica que além de ter acesso a uma linha de crédito de até R$ 3 mil, se pagarem todas as prestações em dia, a última parcela será paga pelo Governo do Estado. “Esse valor proporciona a oportunidade de que todas essas pessoas possam investir no seu próprio negócio. Todos os participantes também recebem orientação dos agentes de desenvolvimento e inovação que estão ao lado dos MEIs e ajudam a sua cidade a crescer e se desenvolver. Com isso, todos saem ganhando.”
Como funciona?
O Juro Zero é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC) e as instituições de microcrédito catarinenses.
O empréstimo do Juro Zero é oferecido pelas instituições de microcrédito habilitadas pelo Badesc para esta finalidade em todas as regiões de Santa Catarina. Os MEIs formalizados devem procurar uma dessas instituições para fazer o pedido do microcrédito.
Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama