Associação dos Apicultores de Ibirama recebe apoio do SC Rural
A apicultura representa uma parcela importante na economia nacional, pois gera produtos para consumo interno, para exportação, impostos e empregos para a população, além de contribuir para a preservação dos recursos naturais. Com o objetivo de fortalecer a atividade no Alto Vale do Itajaí, o Governo do Estado tem incentivado o trabalho da Associação dos Apicultores de Ibirama (Apirama) através do SC Rural.
Criada em 1993, hoje a Apirama conta 18 sócios ativos dos municípios de Ibirama, José Boiteux, Apiúna, Presidente Getúlio, Dona Emma e Witmarsun e foi beneficiada com um projeto elaborado pela Epagri que garantiu quase R$ 190 mil em investimentos. Cerca de 50% desse valor foi liberado através do SC Rural e possibilitou a compra de vários equipamentos e colmeias para melhoria do sistema produtivo e desenvolvimento da atividade.
Para o técnico da Epagri de Ibirama, Marcelo Steiner, o projeto vai contribuir, entre outras coisas, com o fortalecimento da associação, já que vai melhorar as condições de trabalho dos apicultores com a humanização da mão de obra e com o aumento da renda.
Além dos recursos, os produtores de mel do Alto Vale também têm contado com a ajuda permanente dos servidores da Epagri, que trabalham há vários anos com os apicultores da região fornecendo assistência técnica gratuita e auxiliando na organização de entidades associativistas de várias cidades.
O projeto, que beneficiou a Apirama, por exemplo, também envolveu o trabalho de vários técnicos como o engenheiro agrônomo da Epagri de José Boiteux, Jean Carlos Loffagen, que ressalta o potencial de produção dos municípios da ADR de Ibirama. “A nossa região produz mel de alta qualidade, de fácil comercialização e muito procurado, principalmente, nos municípios do Baixo Vale e Médio Vale do Itajaí. Isso, por si só, já é condição para ampliarmos os investimentos na atividade”, comentou.
Ele ressalta também que a flora diversificada e abundante da região, a capacidade operacional instalada e o nível tecnológico dos apicultores contribuem para o grande potencial da atividade. “Isso permite ampliarmos ainda mais o número de colmeias, podendo, em médio prazo, tornar nossa região uma referência na produção de mel em Santa Catarina”, conclui.
Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama