Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. 14ª ADR tem representantes...

14ª ADR tem representantes na etapa estadual do Dança Catarina

Escola Tancredo Neves dança Odissi

A etapa estadual do Festival Dança Catarina, que acontece neste fim de semana, dias 26 e 27, em Itá, terá representantes da 14ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama. As escolas Tancredo Neves, Gertrud Aichinger e Christa Sedlacek competem em três categorias e prometem fazer belas apresentações e buscar títulos.

A abertura do festival será no sábado, no Ginásio Municipal de Esportes de Itá. No primeiro dia de competições, apresentam-se a partir das 19h os grupos de danças populares e de salão. Já no segundo dia, é a vez das danças de categoria livre e novamente a dança de salão.

A Escola Municipal de Educação Básica Tancredo Neves, de Presidente Getúlio, vai participar em todas as categorias. Na popular, os estudantes apresentam uma releitura da dança Indiana Odissi. Na categoria livre, As Aventuras de Peter Pan; e na dança de salão, os alunos vão apresentar quatro ritmos: valsa, vaneirão, samba de gafieira e forró.

A coreógrafa dos três grupos, Priscila Dallabona, conta que está bastante feliz de poder disputar a etapa estadual com representantes em todas as categorias. “Sabemos que depois dessa reformulação no regulamento do festival, será bem mais competitivo, porque são muitas pessoas boas, mas estamos preparados e muito contentes de poder participar. Já são 12 anos que trabalho com esse grupo, e muitos desses 26 alunos já estão dançando comigo há nove anos, então é uma história e sei que, para mim e para eles, será uma emoção muito grande”, disse.

A Escola de Educação Básica Gertrud Aichinger, de Ibirama, vai encantar o público com a dança O Rei do Baião, na categoria livre. A coreografia foi desenvolvida nas aulas regulares de dança que fazem parte da grade curricular no Ensino Médio Inovador e acabou sendo adaptada para o festival.

Escola Gertrud Aichinger O rei do BaiãoDe acordo com o professor e coreógrafo Luis Fernando de Souza, esta é a primeira vez que a escola chega à fase estadual do festival, mas a expectativa é ficar entre os melhores. “Aqui na nossa regional tivemos quase 20 grupos competindo na nossa categoria e ficamos com o primeiro lugar. Nossa nota foi bem alta, 9,4, e ela está entre as maiores médias do estado, então acredito que teremos uma boa classificação lá também”, afirmou.

Ele destaca que, independentemente da competição, a dança tem sido importante para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula. “Eles aprendem a ter comprometimento, a se esforçar sempre mais e isso acaba auxiliando em todas as disciplinas. Está sendo muito gratificante”, ressaltou.

Já a Escola Municipal Christa Sedlacek, também de Ibirama, compete com os alunos Ana Lowen e João Vitor Allein na Dança de Salão. Os estudantes, ambos de 15 anos, têm como coreógrafa a professora Tarcísia Cristovão da Silva Baucke, que diz estar feliz por poder participar da fase estadual. “Temos muita expectativa, não de conseguir a primeira colocação, mas sim de fazer uma bela apresentação e mostrar o trabalho que realizamos aqui”, finalizou.

Informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama