Projeto realizado por escola de Anchieta incentiva a participação dos pais nas atividades da escola
A Escola de Ensino Fundamental Padre Reinaldo Stein, no município de Anchieta, desenvolveu durante o ano de 2016 o projeto “Aprendendo a ser melhor: pais e responsáveis em sala de aula”.
O projeto surgiu após a equipe escolar perceber que as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais decorrentes do impacto tecnológico provocaram diversas mudanças na dinâmica familiar e que isso reflete no ambiente escolar dos filhos.
O projeto teve como objetivo compreender as experiências familiares, suas dificuldades e facilidades enquanto filhos e pais, e a partir dessas percepções construir um novo modelo educativo, trabalhando paradigmas envolvidos na educação dos pais, para contemplar os filhos com uma educação mais humanizada.
A diretora da escola Juliane Paludo Christoff destacou que com o projeto houve a compreensão de que fortalecer as relações familiares, é essencial para a melhoria no desempenho escolar das crianças e adolescentes. “Esse projeto proporcionou a aproximação das famílias a Escola e juntas passamos a traçar os caminhos que levam ao sucesso e a felicidade de nossos estudantes”.
O projeto envolveu 75 famílias, com um total de 103 alunos, 18 professores, 3 funcionários, um diretor e um assistente técnico pedagógico e teve duração de fevereiro a outubro de 2016, com um total de seis encontros.
Em cada encontro foi oferecido uma palestra com um terapeuta familiar, envolvendo os mais diversos assuntos como: os laços e entrelaços na vida familiar, a vida sexual e afetiva do casal, impacto das discussões conjugais na vida escolar dos filhos, as diferenças entre pais e filhos- conflitos de gerações, como lidar com o dinheiro e por último sorrindo em família, diálogos e debates para troca de experiências.
Para que o projeto fosse desenvolvido foram firmadas parcerias com as empresas locais, a Associação de Pais e Professores, o Conselho Deliberativo Escolar e a comunidade local.
No final do curso todos os participantes receberam certificado de participação. “O projeto nos proporcionou a convicção de que quando a escola e a família trabalham com um mesmo objetivo os resultados são extraordinários e fica evidente a alegria, a sensação de bem estar na fisionomia dos alunos, professores e comunidade escolar, o resultado de tudo isso só pode ser uma educação de qualidade e os resultados continuarão sendo colhidos futuramente, com a construção de uma sociedade mais justa e feliz”, concluiu a diretora Juliane Paludo Christoff.
Informações adicionais para a imprensa:
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 e (49) 9145-7142
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrdionisiocerqueira