Gerência de Saúde da ADR Araranguá discute ações de vigilância sanitária e atenção básica com profissionais das Secretarias Municipais

A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá reuniu nesta sexta-feira, 24, no auditório da ADR, profissionais das Secretarias Municipais de Saúde do Extremo-Sul, entre eles secretários de Saúde, técnicos em Vigilância Sanitária e coordenadores de Atenção Básica para discutir importantes temas ligados ao setor.
A abertura do encontro foi realizada pela gerente regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, que destacou a importância do trabalho conjunto dos setores. “Os municípios precisam organizar sua estrutura para poder atender as demandas. A Regional de Saúde oferece o suporte sempre que necessário, por meio de sua equipe de profissionais, já que o objetivo maior de todos é garantir a qualidade dos serviços oferecidos na região para a população”, disse.
Durante a reunião, os servidores da Vigilância Sanitária da Regional de Saúde prestaram orientações aos técnicos municipais para o preenchimento online da planilha de ações de vigilância referente à pactuação 2017/2019, que estabelece as atividades de acordo com a capacidade técnica de cada equipe. A planilha de ações deverá conter o número de estabelecimentos cadastrados ou existentes no município para ter a ideia da dimensão da demanda.
A reunião contou também com a participação da coordenadora de Fortalecimento da Atenção Básica Sul da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carmen Lucia da Rocha Martins, que falou sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.
Uma avaliação externa do Ministério da Saúde/UFSC será realizada entre os meses de abril e julho, onde as unidades municipais de saúde serão avaliadas conforme os indicadores previstos no Programa. No Extremo-Sul, há cerca de 60 equipes de Saúde da Família e outras 30 de Saúde Bucal.
Ficou definido que será realizada uma oficina na ADR Araranguá, com coordenação do Setor de Atenção Básica Regional, para preparação destes profissionais. O primeiro encontro de capacitação ficou agendado para o dia 29 de março, com outros quatro encontros nas semanas subsequentes.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/ 99148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua