Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto Geoparque Caminhos dos...

Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul é apresentado a novos gestores na Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá

apresentacao geoparque 02 2017 20170206 1643024539

Iniciado em 2007 com a primeira fase do processo de construção da candidatura, o Projeto Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foi apresentado na tarde da última sexta-feira, 3, no gabinete da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá aos novos prefeitos e secretários de Turismo dos municípios que fazem parte do território.

A apresentação dos dados foi feita pela integrante da equipe executiva do Projeto, Sung Chen Lin, que fez uma contextualização do projeto, destacou os encaminhamentos realizados até o momento pela equipe de coordenação, apresentou os critérios do processo de candidatura e aspectos avaliados segundo as diretrizes da Unesco e Rede Global de Geoparques, além dos atributos da região.

Sung enfatizou que o projeto tem como pilares o Geoturismo, a Geoeducação e a Geoconservação. Entre os benefícios de ser um Geoparque estão: projeção e visibilidade internacional ao turismo local com a obtenção do certificado da Unesco; potencialização do turismo e do desenvolvimento socioeconômico; elevação do nível de emprego na Região e de renda das famílias; aumento da arrecadação de impostos possibilitando maior investimento; promoção e proteção da geodiversidade, biodiversidade e de outros bens naturais e culturais; promoção da educação ambiental da Região; aproximação da relação entre as populações locais e suas culturas, entre outros.

A área aspirante a Geoparque é de 2.830 km² com mais de 73 mil habitantes de Municípios catarinenses e gaúchos – Morro Grande, Timbé do Sul, Jacinto Machado, Praia Grande, Cambará do Sul, Mampituba e Torres. 12 geossítios já foram inventariados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), sendo que cinco deles com grau de relevância internacional. Há a necessidade de novo inventário para incluir geossítios não contemplados.

Chen Lin lembrou ao grupo sobre a avaliação realizada pelo Serviço Geológico do Brasil à candidatura da Região: “Região de beleza cênica e geodiversidade promissora para implantação de um Geoparque”. A CPRM é um órgão brasileiro que incentiva a criação de Geoparques junto à Unesco por meio do Projeto Geoparques que identifica, inventaria, diagnostica, descreve e divulga áreas com tal potencial no território nacional.

Na reunião, o grupo definiu ações para este início de ano, entre elas avançar na consolidação de um consórcio entre os Municípios inseridos no território, na captação de recursos, além do engajamento de material humano das cidades envolvidas. “Desde 2007 muito já foi feito. Agora, para que possamos estar aptos à candidatura, precisamos nos unir e estarmos articulados. Com a concretização da pavimentação da Serra da Rocinha e da Serra do Faxinal teremos mais infraestrutura a nosso favor”, destacou o secretário executivo da ADR Araranguá, Ivan Gabriel Milanez Ávila.

Informações adicionais para a imprensa:
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br 
Telefones: (48) 3529-0084/ 99148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua 
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua