Programa de Combate à Dengue da ADR Araranguá mobiliza região para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti
O Governo do Estado lançou oficialmente na sexta-feira, 9, a campanha estadual de mobilização contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue, zika e febre de chikungunya. Na área de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, o Programa de Combate à Dengue da Gerência Regional de Saúde, que atua principalmente com a supervisão na vigilância ao mosquito transmissor intensifica as ações neste período.
Segundo o biólogo Fábio Pereira Sabino, responsável pelo Programa de Combate à Dengue da Gerência Regional de Saúde, somente neste ano de 2016, foram detectados 44 focos do mosquito em 6 Municípios da Região, entre eles Passo de Torres (27 focos), Araranguá (8 focos), Sombrio (6 focos), Maracajá (1 foco), Santa Rosa do Sul (1 foco) e Turvo (1 foco). Segundo último boletim epidemiológico, em todo o Estado de Santa Catarina, foram 6.653 focos confirmados em 136 Municípios.
Dos casos confirmados na Região, os dois foram importados – foi registrado um caso de dengue e chikungunya no mesmo paciente em Araranguá, onde a transmissão ocorreu em Salvador, e um caso de zika em São João do Sul, cuja transmissão ocorreu em Rondônia.
O responsável pelo Programa de Combate à Dengue da ADR Araranguá enfatiza que a população deve ter atenção permanente, já que no verão o mosquito se reproduz com maior facilidade. “Qualquer local que acumule água pode ser um criador do mosquito. O calor é o período crítico para reprodução e transmissão da doença, por isso todos precisam estar conscientes de que é necessária a prevenção e o combate aos focos”, destacou.
Mobilização em Passo de Torres
Na última sexta-feira, 9, o Programa de Controle da Dengue e Agentes Comunitárias de Saúde de Passo de Torres mobilizaram-se em atividades alusivas ao Dia de Combate ao Mosquito Aedes aegypti. O Município está entre as 50 cidades catarinenses consideradas infestadas no Estado.
Na ação, eles distribuíram cartazes e realizaram panfletagem na ponte pênsil, no comércio e unidades de saúde, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte. A ideia é sensibilizar as pessoas para que percebam que é melhor evitar o foco do mosquito do que sofrer as consequências da omissão.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0084/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua