Emissão de Carteiras de Identidade será realizada no prédio da ADR Araranguá a partir de 2017
O Posto de Identificação do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Araranguá, responsável pela emissão de carteiras de identidade, passa a ser sediado em novo local a partir do dia 9 de janeiro de 2017: a sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, localizada na Rua Porfírio Lopes de Aguiar, no Bairro Cidade Alta.
O secretário executivo da ADR, Ivan Gabriel Milanez Ávila, recebeu em seu gabinete na tarde desta terça-feira, 6, o perito criminal Gelson Emerim Prudêncio e os auxiliares criminalísticos Misraely Wolfart e Roni Coelho Rosso para definir os encaminhamentos de transição. Segundo o perito Gelson Emerim Prudêncio, cerca de 600 carteiras de identidade são expedidas mensalmente pelo posto de Araranguá.
A partir do dia 9 de janeiro de 2017, o horário de atendimento ao público que deseja confeccionar sua carteira de identidade será das 12h às 18h30 na sede da Agência de Desenvolvimento Regional. Os documentos necessários são: certidão de nascimento (atualizada) para solteiros – original ou cópia autenticada; certidão de casamento (atualizada) para casados, viúvos, separados, divorciados e desquitados – original ou cópia autenticada; comprovante de residência (original); menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal, com identidade; os números do CPF e PIS podem ser incluídos no documento de identidade (não é obrigatório).
Em Araranguá, existe o processo digitalizado de captura de imagem, digitais e assinaturas. Porém, o sistema digitalizado apresenta dificuldades na captura das digitais de crianças abaixo de 6 anos e de adultos com mais de 60 anos, tornando necessário o procedimento manual antigo (tintado) e, consequentemente, a necessidade de fotografias 3 x 4 recentes. A primeira via do documento tem isenção de taxa, e o prazo de entrega é de 20 dias úteis após atendimento; já na segunda via é cobrada a taxa de R$ 32,74, sendo que o prazo de entrega é de 15 dias úteis após o pagamento.
O atendimento no setor de expedição de carteiras de identidade do IGP continua até o recesso de final de ano (dia 21 de dezembro) no endereço atual, na Rua Regimento Barriga Verde, 850, no Centro de Araranguá.
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