Gerência de Saúde da ADR Araranguá reúne profissionais para discutir atendimento em saúde bucal
A Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá realizou na tarde desta quinta-feira, 3, uma reunião de trabalho para tratar do atendimento de média e alta complexidade em saúde bucal na região do Extremo-Sul.
O encontro, coordenado pela gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini, contou com a participação do coordenador da CIR (Comissão Intergestora Regional), Leandro Fernandes; representante do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina), Roseclair Barros; secretária Municipal de Saúde de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha; coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Município de Araranguá, Anderson de Bom; cirurgião dentista buco-maxilo do Hospital Nossa Senhora da Conceição (Urussanga) Davis Rogério Lúcio, e a técnica de atenção básica da Gersa, enfermeira Débora Batista Rodrigues.
Foram discutidas as ações hoje desenvolvidas pelo CEO de Araranguá, que é referência regional, e as dificuldades no encaminhamento de pacientes da rede pública de todos os municípios para a especialidade de buco-maxilo, principalmente os pacientes que possuem necessidades especiais. “A região necessita de maneira urgente de uma referência hospitalar comprometida em atender as necessidades odontológicas destes pacientes”, disse a gerente Regional de Saúde.
Outro tema discutido foi a necessidade de implantação de mais um Centro de Especialidades Odontológicas na Região, com sede no município de Sombrio. As tratativas para implantação do CEO já estão adiantadas, tendo como possibilidade de parcerias os municípios de Ermo e Balneário Gaivota. “Todos os projetos que envolvam a qualidade de acesso aos serviços de saúde aos nossos pacientes serão priorizados”, destacou o coordenador da CIR e secretário de Saúde de Ermo, Leandro Fernandes.
O cirurgião dentista buco-maxilo Davis Rogério Lúcio detalhou os procedimentos odontológicos realizados no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga, lembrando que este atendimento é prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A gerente Regional de Saúde sugeriu a realização de um encontro com todos os dentistas das Unidades Básicas de Saúde da Região, para elaborar um fluxo de atendimento odontológico, com base nas demandas reprimidas de cirurgias odontológicas de média e alta complexidade. A partir do fluxo de atendimento definido, estes pacientes poderão ser atendidos no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua