Capacitação de agricultores familiares em Turismo Rural será ministrada no Cetrar em Araranguá na próxima semana
O Centro de Treinamento da Epagri (Cetrar) de Araranguá receberá na próxima semana, entre os dias 19 e 21 de outubro, um curso de capacitação de Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF). A ação é do Programa SC Rural, executado de maneira conjunta pelas Secretarias de Estado da Agricultura e da Pesca, e Secretaria de Estado do Turismo e demais órgãos, por meio de consultoria especializada.
Entre os objetivos da capacitação estão sensibilizar sobre as oportunidades que a atividade turística proporciona no desenvolvimento econômico; entender a importância do turismo como desenvolvimento econômico; proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer experiências que podem ser semelhantes a sua vida no campo; preparar os participantes para enxergar as oportunidades de investimentos em atividades na sua propriedade rural.
Durante os três dias de realização, o curso será ministrado das 8h até às 17h30min, sendo que entre as estratégias metodológicas utilizadas estarão representações do cotidiano, simulações, atividades em grupo, debates, dinâmicas e exposições dialogadas.
Entre os temas que serão trabalhados no curso estarão noções básicas de turismo; turismo rural na agricultura familiar; processo de roteirização; inovação e empreendedorismo no TRAF; noções de atendimento nos serviços turísticos e hospitalidade; valorização e utilização da gastronomia rural/ colonial de base local; equipamentos turísticos rurais; gestão sustentável do turismo rural na agricultura familiar; construções sustentáveis, paisagismo, decoração rústica e artesanato; importância do trabalho associativista e em rede; planejamento e gestão de negócio no turismo rural; inovação no TRAF e Legislação.
Segundo o gerente Regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, as inscrições foram encerradas na última semana, com uma grande procura pelo curso, que oferece 30 vagas, incluindo hospedagem e alimentação. O público prioritário é constituído por agricultores familiares dos Municípios do Extremo-Sul. As inscrições tiveram a parceria da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá (Projeto Geoparque e Gerência Regional de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas), Epagri e Colegiado Regional de Turismo para sua efetivação.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua