Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Conselho de Desenvolvimento Regional...

Conselho de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis realiza 5ª. reunião em São José

5 reuniao conselho 20141111 1630897927

O Conselho de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis (CDR) realizou a quinta reunião ordinária nesta terça-feira, 11, em São José, presidida pelo secretário regional Clonny Capistrano. No encontro, que teve a participação de prefeitos e outros representantes dos 13 municípios da região, foram aprovados projetos das áreas de educação e desenvolvimento rural.

A Gerência Regional de Educação da SDR teve aprovados projetos de extensão de instituições de Ensino Superior que possuem acadêmicos com bolsas de estudo e pesquisa do Artigo 170 da Constituição Estadual, que vincula o benefício à participação em programas e projetos sociais com visão educativa. Foram contempladas as instituições Unica/Sociesc, Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) e Senai/SC, de Florianópolis.

Também foram aprovados projetos do Fundo de Desenvolvimento Rural, com recursos provenientes da Secretaria de Agricultura e Pesca. Os projetos destinam-se à aquisição de apetrechos para a pesca artesanal e melhoramento de processamento de pólen, e foram apresentados, respectivamente, por moradores de Palhoça e São José.

Para o secretário Clonny Capistrano, a quinta reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional “foi importante para a discussão e aprovação de projetos que irão contribuir para o desenvolvimento da Grande Florianópolis”. Disse ainda que o papel dos conselheiros é fundamental para o debate em torno das prioridades para a região.

Durante a reunião foram incluídos na pauta, mediante aprovação unânime de todos os conselheiros presentes, dois projetos de Santo Amaro da Imperatriz, apresentados e defendidos pelo prefeito Sandro Vidal. O primeiro deles visa à liberação de recursos na ordem de R$ 1 milhão para realização de exames e consultas. O segundo prevê R$ 3 milhões para a construção do centro multiuso.

Os projetos encaminhados para votação nos Conselhos de Desenvolvimento Regional (CDR) devem ter seus recursos aprovados anteriormente por meio de cadastro no portal SC Transferências. A partir disso, é possível buscar a verba necessária junto às secretarias setoriais. Após esta etapa, o projeto deverá ser cadastrado no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF) para que seja incluído no orçamento da secretaria. Apenas nessas condições o projeto deve ser encaminhado para a pauta da reunião mensal do CDR. Caso contrário, mesmo que seja aprovado, não terá recursos garantidos para sua execução.

Texto: Bruno César de Faria

Informações adicionais:
Antônio Carlos da Costa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis
E-mail: ascom@soo.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 9962-8498