Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Em Brasília, governador participa...

Em Brasília, governador participa de reunião do Cone Sul sobre segurança na faixa de fronteira

 O governador Raimundo Colombo participou, nesta quarta-feira, 16, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, de reunião do Cone Sul sobre a segurança nas cidades fronteiriças. O objetivo foi debater ações conjuntas entre os entes federados de combate ao narcotráfico, ao contrabando e ao tráfico de armas e de pessoas. “Discutimos ações para ampliar o trabalho que já realizamos nas fronteiras e que, agora, com a chegada da temporada de verão e recebimento de um número maior de turistas, devem ser fortalecidas”, salientou Colombo. Acompanharam a reunião o secretário de Segurança Pública, César Grubba, e a secretária de Articulação Nacional, Lourdes Martini.


Fotos: Airton Fernandes

>>> Galeria de fotos

Conforme o governador, Santa Catarina recebe, apenas da Argentina, aproximadamente dois milhões de visitantes durante a temporada. “Os tratados assinados e debatidos hoje avançam na legislação e na integração da inteligência para que tenhamos mais eficiência na atuação”, complementou.

A reunião do Cone Sul foi aberta pelo presidente da República, Michel Temer, ao lado dos ministros das Relações Exteriores, José Serra; da Defesa, Raul Jungmann; da Justiça, Alexandre de Moraes; e do Gabinete de Segurança Institucional, general Sergio Etchegoyen. Também contou com a presença de representantes de cinco países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

Segundo o ministro José Serra, o Brasil é o terceiro país do globo em fronteiras terrestres, sendo o 18º mais violento do mundo, com 32% dos homicídios, e o terceiro da América do Sul, atrás apenas da Venezuela e da Colômbia. “Atualmente, 99% das armas ilícitas entram pelas fronteiras. O crime é transnacional, ou trabalhamos juntos ou não teremos solução”, afirmou. Já o ministro da Justiça complementou que, com relação às drogas, o Brasil é o maior consumidor de crack do planeta e o segundo maior de cocaína. “Já temos tratados e acordo assinados, mas nunca os implementamos. É preciso fazer algo permanente”, disse.

Ao final do encontro, foram definidos os parâmetros para intensificar o contato direto entre as agências de segurança, aduana e inteligência dos países do Cone Sul.

Informações adicionais para a imprensa
Fernanda Rodrigues
Assessoria de Imprensa 
Secretaria Executiva de Articulação Nacional
E-mail: fernanda@san.sc.gov.br
Fone: (61) 3101-0900 / 99304-0198
Site: www.san.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support