Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Segurança Pública faz reunião...

Segurança Pública faz reunião preparatória para a Operação Veraneio 2016/2017

O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba, coordenou nesta quinta-feira, 27, reunião preparatória da Operação Veraneio 2016/2017. O objetivo foi definir a atuação das instituições participantes da maior ação programada da Segurança Pública para a próxima temporada.


Foto: James Tavares/Secom

O lançamento oficial será em dezembro, em data ainda a ser definida, na Avenida Beira Mar Continental. A parte operacional se inicia em 22 de dezembro de 2016 e segue até 6 de março de 2017.

A exemplo de anos anteriores, a Operação Veraneiro 2016/2017 foi dividida em três etapas para facilitar o deslocamento do efetivo policial que irá atuar como apoio nas cidades-sedes da operação, com exceção do Corpo de Militar (CBM), que organizou seu planejamento em quatro etapas.

A SSP projeta utilizar recursos superiores a R$ 26 milhões, valores investidos no ano passado, utilizados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o Litoral, alimentação e pagamento dos guarda vidas civis.

Este acréscimo está relacionado ao reforço de agentes de segurança nesta temporada com a conclusão dos cursos de formação. Este efetivo será remanejado como reforço no policiamento nas cidades que receberão a operação.


Foto: João Carlos Mendonça Santos/SSP

Ações

A Operação Veraneio começa com ações que abrangem mais de 455 quilômetros de extensão de áreas de banho monitoradas e divididas em 157 praias e balneários de 51 municípios do estado, 35 balneários e 17 estâncias hidrominerais. A Operação Veraneio 2015/2016 movimentou 9.165 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), atuando no Litoral e Interior do estado.

Só o CBM mobilizará um efetivo de 1.339 guarda-vidas civis e 188 guarda-vidas militares, espalhados em mais em 312 postos de observação no Litoral e no Interior.

O CBM programou uma série de inovações para a temporada. A principal delas é o E-193 Mobile. Trata-se de um sistema que permite a inserção de ocorrências no sistema diretamente pelo celular do guarda vidas, trazendo informações instantâneas para uma melhor gestão.

Também está prevista a aquisição de um “vant”, veículo aéreo, não tripulado, para patrulhamento e monitoramento da orla de Florianópolis. Será usado na praia dos Ingleses como projeto piloto. Outra novidade é a construção de cinco postos de salvamento patrocinados pela empresa WOA. “São postos ecológicos que serão instalados nas praias de Fora, Pontas das Canas, Canavieiras e Brava”, explica coronel BM Flávio Graff, sub-comandante geral do CBM.

Planejamento

A operação consiste no planejamento e execução de serviços de atendimento aos catarinenses e aos turistas.Santa Catarina teve uma temporada movimentada no ano passado. De dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, o estado recebeu oito milhões de turistas, incluindo catarinenses, estrangeiros e visitantes de outros estados do Brasil. O número de voos extras nacionais do Aeroporto Hercílio Luz teve um aumento de 45,8% em relação à temporada de 2014.

O balanço estatístico mostrou que do dia 22 de dezembro de 2015 a 15 de fevereiro deste ano, comparando com a temporada passada, houve uma redução de roubos em veículos (-33%), roubos de veículos (-15,4%), em comércio (-30,5%), roubos a transeuntes (-10,5%); e furtos em geral (-7,8%). A redução de latrocínios foi de 81,8% e o número de pessoas desaparecidas foi 61% menor do que temporada passada. Confira os números em destaque.

Nas cidades-sede de Operação Veraneio não houve registros de ocorrências graves no Natal, Réveillon e Carnaval. No período de 22 de dezembro a 15 de fevereiro, foram realizadas pela Polícia Militar 3.471 operações, com 190 armas e 201 quilos de drogas apreendidas.

As aeronaves da PM realizaram 566 missões, da Polícia Civil realizaram 97 missões, e do Corpo de Bombeiros, 391 missões.  Ao todo, 532 pessoas foram socorridas pelas unidades aéreas. Foram 311 quilômetros lineares de praias monitoradas, com 320 postos de guarda-vidas; 169 recuperações de pessoas afogadas; e 1.904 atendimentos de crianças perdidas em faixa de areia nas praias monitoradas. Um dado curioso é que foram feitas cerca de 2,6 milhões de intervenções e advertências com apito para alerta de perigo a banhistas.

Na Polícia Civil, serão mobilizados policiais convocados e lotados, que atuarão em 36 municípios, entre cidades litorâneas e de águas termais. Destas, 26 terão reforço policial. O Serviço Aeropolicial da Polícia Civil também estará mobilizado. Os policiais que estão concluindo o curso de formação irão reforçar a atuação no Litoral.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, lembrou que também haverá o constante apoio da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), das delegacias especializadas, da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil. Haverá reforço policial nas Delegacias de Atendimento ao Turista do Aeroporto Hercílio Luz e na Rodoviária Rita Maria.

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, a temporada passada foi positiva, pois o estado não teve crimes de grande repercussão e os casos de roubos e furtos registrados estão dentro da normalidade. Ainda segundo o secretário, a ideia é repetir o sucesso da operação anterior. “Tudo isso se deve à união das forças e ao reforço que recebemos na Operação Veraneio”, disse.

Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias e Detran.

Informações adicionais para a imprensa
João Carlos Mendonça Santos
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-8183 / 98843-7615
Site: www.ssp.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support