Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Em Santa Catarina, o...

Em Santa Catarina, o verão começa com dia quente, sensação de ar abafado e tempo instável

O verão começou oficialmente nesta quarta, 21 de dezembro, às 8h44, horário de Brasília. E os catarinenses terão mais um dia quente, com sensação de ar abafado e tempo instável. Na maior parte do dia muitas nuvens, chuva fraca pela manhã e na forma de pancadas entre a tarde e noite na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Do Oeste ao Litoral Sul, variação de nuvens, com mais aberturas no Oeste e pancadas de chuva entre a tarde e noite. O vento sopra de nordeste e noroeste, com intensidade fraca a moderada.

Já para a quinta-feira, a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, indica sol e calor na maior parte do dia, com pancadas de chuva entre a tarde e noite em todas as regiões de Santa Catarina. Mais nebulosidade e chuva fraca na madrugada e início da manhã no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. As temperaturas seguem altas, acima dos 30ºC na maioria das regiões. De sexta-feira até domingo, os catarinenses terão dias típicos de verão com sol entre nuvens, calor e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e no inicio da noite.

Conforme a previsão do setor de meteorologia da Epagri/Ciram, os indicativos entre segunda-feira, 26 até a quarta-feira, 4, são de temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva, principalmente nos períodos de tarde e início da noite, na segunda-feira. Entre os dias 27 a 30 áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma frente fria pelos estados do Sul do Brasil, provocam chuva persistente com temporais isolados em Santa Catarina. Entre os dias 31/12 e 03/01 a temperatura fica amena no período noturno e agradável em boa parte do dia, especialmente do Planalto ao Litoral, com a chegada de uma massa de ar seco e fria. Na quarta-feira, 4, a instabilidade retorna com temperatura elevada e chuva no decorrer do dia no Estado.

Os próximos meses da nova estação deve ser um pouco mais seco e com temperatura dentro da normalidade em Santa Catarina, de acordo com a previsão da Epagri/Ciram.

Retrospectiva: primavera mais seca e fria em SC

A primavera neste ano de 2016 foi mais seca em Santa Catarina. Os temporais com ventania e granizo ocorreram em alguns dias, mas não foram tão frequentes como em anos anteriores. A chuva ficou abaixo da média climatológica na maioria das regiões. Os maiores acumulados foram registrados no Oeste, em torno de 500 mm.

Os vendavais que ocorreram no Litoral Sul, no dia 16/10, e na região da Grande Florianópolis na madrugada do dia 04/12, foram os eventos mais severos da estação.

Com relação à temperatura, a primavera foi ligeiramente mais baixa do que o normal em SC. A temperatura mínima ficou quase 2°C abaixo da média climatológica no Planalto Sul. A temperatura máxima também ficou abaixo do esperado em todas as regiões e poucos foram os dias de calor (temperatura acima de 30°C) até o momento em boa parte do Estado. O frio tardio previsto pelos meteorologistas da Epagri/Ciram se confirmou especialmente do Planalto ao Litoral, com eventos de geada fraca no Planalto Sul em novembro. A explicação foi a configuração do fenômeno La Niña.

Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006