Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Semana começa com mais...

Semana começa com mais nuvens e mudança no tempo em Santa Catarina

Uma nova frente fria associada a um forte ciclone extratropical vai mudar o tempo em Santa Catarina nesta semana. A condição favorece a ocorrência de chuva. Nesta segunda-feira, 12, o tempo estará com mais nuvens com chuvisco pela manhã e à noite no Planalto Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas demais regiões, sol e algumas nuvens. No Litoral Sul, há chance de chuva fraca à noite. A temperatura estará em rápida elevação, próxima de 30°C no Oeste e Litoral Sul. O vento sopra de nordeste a norte, com intensidade fraca a moderada com rajadas.

Conforme a previsão do setor meteorologia da Epagri/Ciram, na terça-feira, o deslocamento rápido da frente fria, associada ao intenso ciclone extratropical no litoral da Argentina e Uruguai deixa o tempo instável com mais nuvens e chuva do Oeste ao Litoral Sul do Estado e nas demais regiões a partir da tarde.

A previsão é de chuva mal distribuída e com baixo acumulado no Estado. A temperatura começa a diminuir no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, e segue elevada nas demais regiões, acima de 30°C em algumas cidades. O vento estará de norte/noroeste, virando para sudoeste, moderado com rajadas fortes de 50 a 80 km/h.

Além da chuva, essa frente fria virá acompanhada de uma forte massa de ar polar que irá provocar novamente queda acentuada de temperatura. Na quarta-feira a temperatura estará amena em relação ao dia anterior, mais baixa à noite. Na quinta e sexta-feira, a temperatura estará baixa na madrugada e amanhecer, com mínimas entre 0°C e 5°C no Planalto e áreas altas do Meio Oeste, com formação de geada fraca.

Vento forte e mar agitado com risco de ressaca no litoral de SC

Nesta terça-feira o vento intensifica no litoral de SC, com rajadas de 50 a 80 km/h. Esse vento provoca agitação no mar com picos de onda de 2,0 m a 2,5 m. Na quarta e quinta-feira, as ondas aumentam com picos de 3,0 m próximo à costa, mais altos em áreas afastadas, com risco de ressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres.

A influência da Lua Cheia, associada à condição acima, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, Tijucas dentre outros.

A condição adversa de mar estará associada à formação do intenso ciclone extratropical próximo ao litoral da Argentina e 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Ventos Fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.
Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Tendência de 17 a 27 de setembro
Boa parte do período será marcado por tempo estável e seco em SC, com pouca nebulosidade. No dia 18/09, uma frente fria passa pelo litoral Sul do Brasil, com fraca intensidade, provocando variação de nuvens na maioria das regiões e chuva especialmente no Planalto Norte e Litoral Norte, e na sequencia a diminuição de temperatura. A partir do dia 21/09 a temperatura volta a se elevar no Estado.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC