Celesc conclui recuperação da rede elétrica atingida pelo ciclone
Após seis dias de trabalho ininterrupto, a Celesc finalizou, às 17h desta sexta-feira, os reparos no sistema elétrico da Grande Florianópolis, região que sofreu mais estragos com a passagem do ciclone. A última operação foi realizada em Matadeiro, no Sul da Ilha, onde 11 profissionais trabalharam desde o final desta manhã na rede elétrica local, que atende 94 unidades consumidoras. Ainda nesta sexta-feira, também foram reenergizadas 80 unidades no Ribeirão da Ilha e no Rio Tavares.
Às 18h de quinta-feira, 99,8 % do sistema havia sido recuperado, ou seja, ainda faltavam 900 unidades consumidoras (UCs) das 260 mil atingidas, para que o sistema fosse retomado por completo.
“Os pontos mais delicados e com maior complexidade de trabalho, que exigiram trabalho articulado com Defesa Civil e Bombeiros, demandaram da empresa um tempo maior do que aquele inicialmente previsto”, esclarece o presidente da Celesc, Cleverson Siewert.
Houve situações complexas como a da Costa da Lagoa, bairro situado às margens da Lagoa da Conceição, em uma área onde os veículos não chegam. Para normalizar o fornecimento de energia às 450 unidades consumidoras da região, dez equipes da Celesc – sendo cinco de poda e roçada e cinco de emergência – foram de barco ao local, transportando postes e equipamentos. Os profissionais trabalharam por dois dias consecutivos na comunidade, na quarta e quinta-feira, e tiveram que lidar com um terreno acidentado e trilhas estreitas, postes danificados e escombros sob a fiação.
O presidente da Celesc destaca que os trabalhos seguiram com a mesma intensidade até que o último cliente fosse atendido. “Registramos o nosso agradecimento pela compreensão de todos os clientes atingidos pelo evento”, finaliza.
Números
– 190 profissionais em campo;
– Seis despachantes no centro de operação, contra média de dois despachantes em dias comuns;
– 2,7 mil ocorrências simultâneas (quebrando o recorde de mil ocorrências simultâneas);
– Mais de mil atendimentos contra média de 50 casos por dia;
– Mais de 100 postes substituídos;
– Mais de 500 casos de fios partidos.
Contagem da recuperação do sistema elétrico:
– Em 24 horas, 85% do sistema restabelecido
– Em 48 horas, 95% do sistema restabelecido
– Em 72 horas, 99% do sistema restabelecido
– Em 96 horas, 99,8% do sistema restabelecido
– Em 120 horas, 100% do sistema restabelecido
Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Imprensa
Centrais Elétricas de Santa Catarina – Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800 048 0120
Site: www.celesc.com.br