Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Aluna de Taió é...

Aluna de Taió é medalhista de ouro pela quarta vez na Olimpíada Brasileira de Matemática

Pelo quarto ano consecutivo, a aluna da EEB Leopoldo Jacobsen, de Taió, Bruna Fernanda Fistarol conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mesmo antes de tomar conhecimento que havia sido premiada com a quarta medalha de ouro, a estudante foi convidada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, para prestar vestibular com todas as despesas de viagem pagas. Bruna foi aprovada e vai cursar Matemática Aplicada. Pelo seu histórico de premiações, foi contemplada com uma bolsa de estudos integral na instituição.

Foto: Estela Stange Purnhagen/ADR Taió

Premiada na olimpíada pela primeira vez com Menção Honrosa em 2010, Bruna cursava o 6º ano do Ensino Fundamental na EEF Hercílio Anderle, localizada no Distrito de Passo Manso. No ano seguinte, conquistou novamente Menção Honrosa e em 2012, medalha de bronze. A primeira de ouro foi alcançada em 2013, e não parou mais. Até 2016, outras três medalhas douradas foram conquistadas, enquanto aluna do Ensino Médio na escola Leopoldo Jacobsen. A cerimônia de premiação dos vencedores deste ano acontecerá em 2017.

Bruna conta que sempre teve muita facilidade em lidar com a matemática, mas o interesse começou a surgir quando foi premiada pela primeira vez na olimpíada. “A OBMEP me ajudou a revelar um talento que eu não sabia que tinha”, contou a estudante.

Ela falou que o impacto que a competição teve em sua vida foi muito abrangente, pois o raciocínio lógico engloba não só a matemática, mas o conhecimento como um todo, incluindo o senso crítico. “A partir do momento em que se busca o saber, muitas portas se abrem, e sou muito grata por todas as pessoas que me incentivaram e permaneceram ao meu lado nessa caminhada, e também pelas chances que surgiram, em especial, a oportunidade de estudar na Fundação Getúlio Vargas. É o primeiro passo do meu grande sonho, que é ingressar na área da pesquisa científica. Com certeza, a OBMEP foi o acontecimento mais significativo de toda minha vida escolar”, destacou a aluna.

“A escola Leopoldo Jacobsen sente-se honrada pela dedicação da aluna, pelo incentivo dos professores e de toda a comunidade escolar. É um exemplo e vai estimular a participação de outros alunos na olimpíada”, enalteceu a diretora do educandário Marilene Fátima da Silva.

O professor de Matemática Jarbas Martinelli falou que, em 20 anos de profissão, já lecionou para vários alunos com afinidade na disciplina. “Muitos talentos já passaram pela escola, mas em todo esse tempo é a primeira vez que temos uma aluna com tanta habilidade na área. Foi um orgulho como professor ter contribuído para a evolução acadêmica de Bruna. Vai ficar na história”, exaltou.

Para o gerente de Educação da ADR Taió, Moacir de Melo, é uma satisfação ter uma guerreira e campeã em tantas edições, representando de forma espetacular o ensino da escola pública do Estado e da Gerência de Educação de Taió na OBMEP. “Parabenizamos a aluna e toda a equipe de docentes por nos presentear com a quarta medalha de ouro. Isso mostra a importância do bom profissional, comprometido, dedicado e motivado em mediar o desenvolvimento do estudante em sala de aula e também nas atividades complementares”, comemorou. Melo disse que diversos alunos foram agraciados com Menção Honrosa, prata e bronze, reforçando o time de qualidade de ensino das escolas da rede estadual da região.

AOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas(OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support