Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Brasil terá novo modelo...

Brasil terá novo modelo de Ensino Médio

O presidente Michel Temer, o ministro da Educação, Mendonça Filho e o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e secretário de Estado da Educação de SC, Eduardo Deschamps, apresentaram na tarde desta quinta-feira, 22, o novo modelo de Ensino Médio para o Brasil.

O início deste debate e mobilização nacional começou em 2012 por iniciativa do Consed e, ao longo de diversas reuniões, foi definido como prioritário em conjunto com o Ministério da Educação (MEC). Já em 2015 foi criado o Grupo de Trabalho (GT) do Ensino Médio com a participação de técnicos de todas as Secretarias de Estado da Educação e profissionais especialistas que definiram e acataram proposições como a flexibilização de currículos e a ampliação gradativa da carga horária escolar.


Foto: Divulgação / MEC

Assim como o Brasil está se mobilizando para criação e estudo de novas propostas para o Ensino Médio, Santa Catarina também vem articulando a construção de novos currículos e estruturas para tornar o ensino mais atrativo para o jovem. Com os resultados apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, a redução das taxas de reprovação e abandono são as maiores preocupações.

Por meio de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura e o Itaú BBA, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) definiu a criação de uma equipe de trabalho, liderada pela diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco, para estabelecer um cronograma de ações e projetos visando à reformulação do Ensino Médio no Estado.

“Um dos principais pontos do estudo é para que o atual currículo, que é homogêneo para todos os estudantes, possa se tornar flexível e adaptável aos interesses pessoais dos jovens”, destacou.


Foto de arquivo: Osvaldo Nocetti / SED

Entre os principais pontos trabalhados pela equipe, e que serão empregados em 2017 em forma de projeto piloto em Santa Catarina, estão três diferentes demandas:

Entre os principais pontos que estão sendo trabalhados pela equipe, e que serão empregados durante 2017 em forma de projeto piloto em Santa Catarina estão três diferentes demandas:

Política do Ensino Médio – A partir da construção de novas diretrizes para o Ensino Médio, que permitirão às escolas flexibilizar parte de seus currículos, a SED irá trabalhar ao longo de 2017 para implantação da política em 2018 progressivamente. Os sistemas, juntamente com o Conselho Estadual de Educação (CEE), irá construir os modelos de ensino médio que se pretende ofertar na rede pública estadual.

Educação Integral em Tempo integral – Santa Catarina está fazendo parte de um edital do MEC que disponibilizará Educação Integral em Tempo integral em 30 escolas da rede estadual de ensino, as quais passaram de 800 para 1,4 mil horas/ano. Este é um projeto que não se limita somente à ampliação da jornada escolar, mas pressupõe uma mudança de visão do que seja o papel da escola.

Educação Profissional – Uma nova estrutura curricular e carga horária serão estudadas para as escolas que ofertam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional/EMIEP. Esta frente de trabalho já será implementada ao longo de 2017 como projeto piloto em algumas instituições de ensino.

Informações adicionais para a imprensa
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  – SED
E-mail: edineiarauta@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0353 / 3664-0161 / 3664-0356 / 9-9980-3136
Site: www.sed.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support