Governador visita o curso de Gestão de Finanças Pessoais na Fundação Escola de Governo
O governador Raimundo Colombo esteve, na manhã desta quinta-feira, 8, na Fundação Escola de Governo (ENA), onde está sendo ministrado o curso Gestão de Finanças Pessoais, do Programa de Educação Financeira do Banco Central. O curso se iniciou na segunda, 5, segue até sexta-feira, 9, e tem como objetivo preparar os servidores públicos estaduais para que compreendam as finanças pessoais, auxiliando na redução dos endividamentos e dos problemas decorrentes. Participam 25 servidores de órgãos do Estado de todas as regiões.
“Hoje há um nível de endividamento muito grande, principalmente dos funcionários públicos com crédito consignado. Muitas vezes estão com o nível de 30% a 40% do salário comprometido com empréstimos. O juro é muito alto. É uma escolha pessoal de cada um. Mas esse curso quer orientar, informar e dar a chance de uma escolha bem fundamentada. Esses fatores, com certeza, vão ajudar a diminuir o endividamento, dar mais autonomia financeira e melhor qualidade de vida às pessoas”, disse o governador.
Foto: James Tavares/Secom
O curso, que tem como parceiros as secretarias de Justiça e Cidadania, de Administração, da Fazenda e a Universidade do Estado de Santa Catarina, será desenvolvido em três etapas. A primeira, que está em andamento, é a formação de um grupo de facilitadores que se comprometerão a multiplicar o conhecimento adquirido com os demais servidores da Secretaria de Justiça e Cidadania. Esta secretaria será o órgão-piloto.
Na terceira etapa, serão levantados os indicadores para análise dos resultados da primeira fase do projeto. Na segunda fase do curso Gestão de Finanças Pessoais, está prevista a disseminação para demais órgãos do Poder Executivo estadual e para a sociedade em geral.
A presidente da ENA, Júnia Soares, explicou que o curso é uma preocupação antiga da fundação devido ao grande grau de endividamento dos servidores públicos e da sociedade em geral. Conforme Soares, pesquisas mostram que o modelo econômico de crescimento baseado em consumo interno levou ao endividamento progressivo das famílias, e isso está causando sérias consequências sociais, como divórcios e até mesmo suicídio.
“Com base nisso, procuramos o Banco Central, gestor do programa, para encontrarmos soluções. A partir do ano que vem, vamos abrir o curso para todos os servidores que queiram participar, inclusive a sociedade. Saliento que não é só para pessoas que estejam endividadas, também é para quem quer melhorar sua qualidade de vida”, explicou.
Nesse sentido, o Banco Central do Brasil (BCB) desenvolve desde 2013 o Programa Cidadania Financeira, voltado à promoção dos direitos e deveres do cidadão com relação à sua vida financeira. A ideia é contribuir para o pleno exercício da cidadania financeira e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas.
O curso está sendo ministrado pelos servidores do Banco Central Jean Márcio de Melo e Rodrigo Fabiano Almeida, na sede da Fundação ENA, no Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC