Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Agências de Desenvolvimento Regional...

Agências de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina têm novo regimento interno

As Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) do Governo de Santa Catarina têm novo regimento interno após a transformação de secretaria para agência ocorrida em 2016. Decreto editado pelo governador Raimundo Colombo, publicado nesta quinta-feira, 8, regulamenta o funcionamento das ADRs e dos Conselhos de Desenvolvimento Regional (CDRs), além de estabelecer o regimento interno dos Colegiados Regionais de Governo, que reunirão diferentes órgãos estaduais presentes em cada região para alinhar ações e demandas.

“A transformação das secretarias em agências de desenvolvimento regional tem como principal meta retomar o papel de articuladoras do planejamento para o desenvolvimento regional, com implementação dos programas, planos e ações do Governo do Estado na região para aperfeiçoar a qualidade e a efetividade na prestação dos serviços públicos”, destaca o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa.

De acordo com o gerente de Modernização Organizacional da Secretaria do Planejamento, Luiz Carlos Pacheco, a alteração das estruturas das regionais catarinenses levou em consideração alguns princípios fundamentais. “O objetivo foi permitir a flexibilidade das estruturas para atendimento das peculiaridades e demandas regionais, dotar os órgãos de multifuncionalidade, diminuindo, assim, a departamentalização, e dar mais força à implementação do processo de planejamento regional”, ressalta Pacheco.

Outra mudança trazida pelo novo regimento interno está relacionada aos Conselhos de Desenvolvimento Regional (CDRs) que tiveram resgatado o papel fundamental de atuarem como articuladores do desenvolvimento regional, discutindo e encaminhando aos órgãos setoriais questões necessárias ao desenvolvimento das diferentes regiões do Estado.

Colegiados de Governo

Uma das grandes novidades da mudança das regionais catarinenses foi a instituição dos Colegiados Regionais de Governo (CGO). Integrados por representantes de diferentes órgãos estaduais instalados na região, os colegiados representam uma grande ferramenta do Estado para alinhar demandas e propor soluções para problemas em comum das regionais, além da otimização da aplicação dos recursos públicos.

“O Colegiado de Governo é um instrumento importante para unificar as ações governamentais na região e para agilizar a prestação de serviços aos cidadãos, mediante planejamento em conjunto de cada área do Governo”, observa o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa.

Os CGOs são compostos pelos secretários executivos das ADRs, que os presidem, pelos gerentes regionais das áreas finalísticas das regionais e também por representantes da Casan, Celesc, Fatma, Epagri, Cidasc, Fazenda, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. O grupo deve se reunir no mínimo uma vez por mês e os participantes deverão apresentar relatórios das ações do Governo em andamento na região.

O Decreto 856/2016 está publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 8, no endereço www.doe.sea.sc.gov.br.

Informações adicionais para a imprensa:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Casa Civil de Santa Catarina
comunicacao@scc.sc.gov.br
(48) 3665-2005 / 8843-3497