Quatro mil pessoas são afetadas por queda de granizo em Fraiburgo
Cerca de quatro mil pessoas foram afetadas pela chuva de granizo que atingiu Fraiburgo na tarde de terça-feira, 18. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o radar meteorológico de Lontras apontou o risco de temporal com rajadas fortes de vento e granizo isolado, e um alerta foi emitido pelo órgão estadual. O evento se concretizou pouco depois, atingindo todos os bairros da cidade, danificando telhados de casas, comércio e indústrias, além de causas prejuízos para a agricultura.
O governador Raimundo Colombo participa, nesta quinta, às 9h15, de reunião na prefeitura de Fraiburgo para avaliar com o prefeito Ivo Biazollo e o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, os prejuízos decorrentes de temporal ocorrido na região.
Foto: Teilor Martelo/ Secretaria de Agricultura de Fraiburgo
Conforme levantamento preliminar, mil casas foram atingidas e seis instalações públicas danificadas. A Defesa Civil e os bombeiros de SC disponibilizaram mais de 40 lonas para a cidade. Nesta quarta-feira, 19, o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, se reuniu com o prefeito de Fraibrugo e representantes da ADR de Videira para definir estratégias. A equipe continua fazendo o levantamento dos danos.
Foto: Anderson Veríssimo/ SDC SC
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
Até esta quarta, 55 municípios catarinenses tinham sido atingidos pela tempestade em SC. Duas pessoas morreram, 23 ficaram feridas e oito ficaram desabrigadas. O temporal que começou no domingo no Sul e se estendeu pelo estado afetou 106.803 pessoas e deixou 3.549 desalojados. O município de Tubarão decretou Situação de Emergência.
Segue o risco de temporais isolados em SC
Nesta quarta-feira, 19, persiste a condição de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) em todo o Estado e temporais com ventania e granizo isolado (rajadas em torno de 60km/h a 90km/h), especialmente no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Sul. Esta instabilidade está associada a uma massa de ar quente e úmido que predomina em SC.
Na quinta-feira, 20, ainda há chance de temporais isolados devido ao rápido deslocamento de uma frente fria pelo estado. Porém, no decorrer do dia, a virada do vento para o quadrante Sul favorece a diminuição da temperatura e, consequentemente, dos temporais.
Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo nas redes sociais e páginas oficiais da Defesa Civil e da Epagri/Ciram.
Recomendações da Defesa Civil SC
Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone e fique longe das janelas. O banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.
Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br