Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Defesa Civil SC participa...

Defesa Civil SC participa de curso voltado à prevenção e gestão de risco no Japão

Pela terceira vez, Santa Catarina envia técnicos da Defesa Civil para o Japão. O diretor de Prevenção da Defesa Civil SC, Fabiano de Souza, irá participar de um curso de Prevenção e Gestão de Risco, oferecido pela Agência de Cooperação internacional do Japão (Jica). Ele embarca nesta sexta-feira, 30, e fica durante o mês de outubro no Japão.

Em novembro de 2014, o curso foi direcionado para previsão e alerta e fazia parte do Projeto de Fortalecimento das Estratégias Nacionais para a Gestão Integrada em Riscos de Desastres Naturais – Projeto Gides (Brasil – Japão). Conforme o diretor, apenas SC e RJ participaram dessa ação em 2014. “Esse projeto é o que dá o escopo para a cooperação entre Brasil e Japão”, explica. Os órgãos do Governo Federal, representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Defesa Civil de SC e Cemaden integram a delegação brasileira.

A expectativa do catarinense em relação ao curso de Prevenção é grande. “Minha expectativa é maior que a anterior porque a gama de informação será muito maior. O primeiro curso que fiz era uma pequena parte do que eu desempenho aqui na secretaria, agora ele abrange praticamente tudo o que eu faço na diretoria de prevenção”, comenta De Souza.

Para a prova final, os alunos deverão apresentar um esboço de um plano de prevenção voltado para a região de cada um. “A ideia é que ele sirva de minuta para que, quando eu chegar em Santa Catarina, possa dar continuidade a ele junto à equipe da Defesa Civil”, almeja.

Apenas dois estados brasileiros participam das atividades: SC e  RJ. O projeto de formação começou em 2011, após a Jica finalizar os estudos no Vale do Itajaí, quando a região foi duramente castigada pela maior tragédia climática da história de Santa Catarina. Na época, mais de 130 pessoas morreram.

Gides

O Gides foi criado em agosto de 2013, em parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Jica, numa reaproximação do Governo Federal e o governo japonês (no âmbito federal, o Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério da Ciência Tecnologias e Inovação e Ministério de Minas e Energia). Entre as cidades escolhidas para participarem deste projeto, está Blumenau (SC), Petrópolis (RJ) e Nova Friburgo (RJ), considerados municípios que mais sofreram com as consequências dos desastres naturais de 2008 e 2011.

Programa de Criação Conjunta de Conhecimento da Jica

O programa visa dar assistência aos participantes na formulação de Planos de Melhorias para a Redução de Riscos de Desastres do país de origem ou de sua região. Tendo como base no conceito geral de prevenção e redução de desastres, através da compreensão do sistema de gestão de desastres dos governos central e locais do Japão para os vários tipos de desastres. Além disso, o programa também tem como objetivo fortalecer a cooperação regional, especialmente a coordenação interinstitucional de redução de riscos de desastres.

O programa é oferecido para funcionários de órgãos públicos responsáveis pela redução de riscos de desastres naturais. Após a conclusão do curso, o participante da Defesa Civil SC receberá um certificado emitido pela Jica e terá condições de analisar e compreender a situação atual do Estado. 

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br