Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Agricultores do Vale do...

Agricultores do Vale do Contestado conhecem experiências de turismo rural em Urubici e Joinville

Agricultores familiares de municípios catarinenses da região Vale do Contestado visitaram empreendimentos de turismo rural em Urubici e Joinville. O grupo reúne cerca de 35 pessoas de Concórdia, Seara, Itá, Alto Bela Vista, Peritiba, Piratuba e Ipira, que já participaram da capacitação em Turismo Rural na Agricultura Familiar (Traf), promovida pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), no âmbito do Programa SC Turismo Rural. 

Conforme a diretora de Políticas Integradas do Lazer, Juliana Matos, a iniciativa ainda é um projeto piloto para ser aplicado em outras regiões do Estado. “Nesse primeiro momento nossa intenção é promover ações para desenvolver o turismo no entorno do Parque Ambiental Fritz Plaumann, em Concórdia”, explica.

A programação começou na quarta-feira, 3, com visitas ao Sítio Arroio da Serra, Pousada Beckhauser e Café e Pousada Lenha no Fogo, que trabalham com turismo rural. Em cada parada, a família responsável pelo empreendimento fez uma apresentação do negócio e compartilhou com o grupo detalhes da experiência.

“Com as visitas técnicas, o objetivo é oportunizar aos agricultores observar a prática dos conhecimentos teóricos. É importante mostrar in loco como funciona a gestão do turismo rural, as inovações necessárias e as dificuldades superadas para que a iniciativa prosperasse”, explica o analista de turismo da SOL, Edgar Tramontin.

Nesta quinta-feira, 4, em Florianópolis, os agricultores foram recepcionados na SOL e participaram de um seminário sobre roteirização, legislação, tributação de produtos coloniais, além de outras ações para incentivar o turismo rural como atividade complementar para a renda familiar. Também obtiveram informações sobre o Parque Ambiental Fritz Plaumann, que fica próximo às propriedades das famílias envolvidas. “O turismo rural está crescendo em Santa Catarina, por isso a capacitação e a qualificação são essenciais”, afirmou a secretária adjunta da SOL, Simone Machado.

A capacitação contou com a participação de servidores da Epagri, da Secretaria de Estado da Fazenda, da Fatma, além da SOL. A ação também conta com a colaboração da Udesc.

Nesta sexta, 5, o grupo esteve em Joinville, visitando propriedades na Rodovia do Arroz (SC-413) e na Vila Nova.

Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte
imprensa@sol.sc.gov.br
(48) 3665-7436
www.sol.sc.gov.br