Gerência de Saúde de Xanxerê realiza mais uma etapa do projeto Rede Cegonha
A Gerência de Saúde, através do grupo condutor da Rede Cegonha, irá realizar na próxima sexta-feira, 27, mais uma etapa da programação de educação permanente aos profissionais envolvidos no atendimento de pré-natal, parto e puerpério e que fazem parte deste projeto. Enfermeiros e psicólogos da atenção básica dos 21 municípios da região da Associação dos Municípios do Alto Irani ( AMAI) e Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNOROESTE), além dos profissionais do Hospital Regional São Paulo que atendem ao parto, irão participar do evento que tem como tema “O medo da dor do parto”.
Segundo a analista técnica em Promoção da Saúde, Ediane Bergamin, o objetivo é aprofundar o conhecimento acerca do tema para ser trabalhado com as gestantes, e modificar os números de cesáreas desnecessárias em razão do medo da dor no parto.
“É de suma importância falarmos do assunto, em virtude de que, em um levantamento rápido, realizado pelo grupo condutor da Rede Cegonha, o principal motivo que leva as mulheres a optarem por parto cesáreo é o medo da dor no momento do parto”, explica.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
O evento será realizado a partir das 14h no auditório do Hospital Regional São Paulo.
Informação adicional a imprensa:
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3382-2018 e (49) 9804-6060
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrxanxere