Sáude descentraliza agendamentos de consultas e exames
A Secretaria de Estado da Saúde está estruturando a Regulação de Consultas e Exames, que será feita on line pelos municípios, por meio do Sistema de Regulação (SISREG). Para a implantação do SISREG, o Estado repassa aos municípios computadores para informatização das Unidades Básicas de Saúde, além de oferecer capacitação para os profissionais envolvidos.
A Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Xanxerê, que atende também os municípios pertencentes à SDR São Lourenço do Oeste, recebeu 77 máquinas, que serão entregues até esta sexta-feira, 19, aos 21 municípios atendidos. Em todo o Estado, serão distribuídos 1.627 computadores, custeados pelo Ministério da Saúde, que repassou R$ 3,7 milhões para implantação dos complexos reguladores e informatização das Unidades de Saúde.
O objetivo da ação desenvolvida no Estado visa reduzir as filas de espera por agendamento de consultas e exames, através da facilidade de identificação da oferta e da demanda pelos serviços, além de maior controle e informações que permitirão melhorar o atendimento. Também serão articulados e integrados os serviços de Tratamento Fora do Domicílio, Controle, Avaliação e Auditoria do SUS.
Os profissionais envolvidos nos processos regulatório do sistema SISREG já foram capacitados e um novo cronograma de capacitação para 2015 já está sendo elaborado, previsto para ocorrer em todas as macrorregiões catarinenses.
{article Adriana Paula Mattiello – SDR Xanxerê}{text}{/article}