ADR conquista aprovação para construção de uma Central Regional de Rede de Frio

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio da Gerência de Saúde, obteve uma importante conquista nesta quarta-feira, dia 28: a aprovação junto ao Ministério da Saúde para a construção de uma Central Regional de Rede de Frio, com investimentos de R$1.098.960,00.
A Rede de Frio é o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações, e deve ter as condições adequadas de refrigeração.
Para o secretário executivo da 9ª ADR, Euro Vieceli, essa conquista reflete o empenho e a dedicação da equipe. “Eram projetos que haviam sido deixado de lado e que a equipe da Gerência de Saúde resgatou, adaptou efetivamente e protocolou, conquistando felizmente o parecer favorável. Com essa unidade, a nossa Gerência de Saúde, que já atende 18 municípios da regional, será ainda melhor equipada”, afirmou.
O projeto da central regional foi cadastrado junto ao Sistema de Monitoramento de Obras em 2016 e o parecer positivo, estabelecendo os critérios para o repasse de recursos financeiros de investimentos pelo Ministério da Saúde, destinados ao fomento e aprimoramento da rede de frios, foi emitido nessa semana.
A análise considerou compatível o pleito com as exigências legais previstas e apresentou uma única observância, quanto a sala de preparo, para que seja dividida entre sala de preparo e de equipamento de refrigeração. A gerente de saúde, Fabiana de Fátima Moraes, enalteceu o empenho da equipe, em especial, do ex-gerente de saúde, Geancarlos Farinon Flores de Matias, o qual se empenhou para a concretização desse projeto.
“Com toda a certeza essa central regional ampliará ainda mais a eficiência da Gerência Regional e ter uma sala ainda mais apropriada é reflexo do empenho da equipe técnica da gerência que junto com a ADR souberam articular para que esse projeto seja aprovado” finalizou a gerente destacando que agora o projeto avançará outras etapas para a definição efetiva do inicio das obras.
O que é uma rede de frios
A Rede de Frio é o processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações, e deve ter as condições adequadas de refrigeração. O objetivo final da Rede de Frio é assegurar que todos os imunobiológicos administrados mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, haja vista que são produtos termolábeis, isto é, se deterioram depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperaturas inadequadas à sua conservação. É necessário, portanto, mantê-los constantemente refrigerados, utilizando instalações e equipamentos adequados em todas as instâncias: nacional, estadual, regional ou distrital e municipal/local. Um manuseio inadequado, um equipamento com defeito, ou falta de energia elétrica podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia dos imunobiológicos.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira