Escolas da ADR Videira analisam Ideb e traçam melhorias

Nesta segunda e terça-feira, dias 26 e 27, 10 escolas da rede estadual, da área de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), analisaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo foi compreender os dados e traçar alternativas para qualificar o processo de ensino aprendizagem em todo o ensino fundamental.
Para o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, esse estudo contribuirá para uma melhora na educação. “O Ideb não existe para ranquear as escolas, pelo contrário, surge para avaliar a educação como um todo. A partir desses dados, o objetivo da ADR, por meio da Gerência de Educação, é traçar alternativas eficazes para melhorias”, afirmou.
A reunião foi feita em quatro momentos, na sala de reuniões da Gerência de Educação (Gered). Além de diretores, participaram especialistas e professores das disciplinas de língua portuguesa e matemática dos 5º e 9º anos. As equipes escolares receberam os dados individuais por escola e puderam avaliar seguindo a escala de proficiência.
Os grupos debateram quais os principais problemas enfrentados que possam ter influenciado nos resultados. Ao final, um plano de ações foi elaborado.
Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, esta iniciativa é relevante e trará avanços na educação. Segundo ela, é essencial compreender o que está acontecendo. “Todas as escolas participantes saem com um plano de trabalho, descrevendo as prioridades, as ações em prol dessas prioridades, o prazo para execução, as pessoas responsáveis pelas mesmas e a criação de um indicador para avaliar o avanço das medidas tomadas”, afirmou
A diretora da EEB Madre Terezinha Leoni, Marcia Fátima Ribeiro, validou a iniciativa. Segundo ela, a escola apresentou um avanço nas médias, porém ainda há muito que ser feito. Nas séries iniciais, a escola avançou a meta de 5,4 e atingiu o índice de 5,5. Já nas séries finais a meta de 5,4 não foi atingida, porém a escola cresceu 0,6 em relação ao último Ideb, ficando com 4,7. “Já estamos diagnosticando as causas que levam esse índice e traçaremos ações para melhorar ainda mais os conhecimentos adquiridos pelos nossos alunos” finalizou.
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Josiane Zago
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