Campanha de vacinação atinge meta na Regional de Videira

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 encerrou na última sexta-feira, dia 20, com balanço positivo. Os sete municípios integrantes da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) tiveram uma média vacinal acima de 95%. Nos demais municípios integrantes da área de imunização da Gerência de Saúde as metas também foram atingidas, que segundo o Ministério da Saúde, era de 80%.
Para o secretário Dorival Carlos Borga, os resultados ficaram dentro do esperado. “Nós, enquanto regional, intensificamos nossa atuação para garantir que os municípios completassem a meta de cobertura vacinal. Realizamos seis visitas a capital do estado para buscar as vacinas e procedemos com a distribuição e o remanejamento para que nenhum município ficasse sem a vacina. O resultado final foi positivo, com as secretarias municipais engajadas e a comunidade beneficiada atendendo o nosso chamado e se protegendo”, afirmou.
Os números finais da campanha, relativos aos 18 municípios atendidos pela Gerência de Saúde foram de 87,96% do público alvo imunizado, sendo aplicados 45.773 doses. De crianças de seis meses a cinco anos incompletos foram imunizadas 15.299 o que representou 84,43%; os trabalhadores da saúde foram outros 3.485, o que representou 85,88%; as gestantes foram 1895 doses aplicadas; puérperas outras 454; idosos foi um montante de 23.631 o que representou 93,19%.
Nos sete municípios da regional o que apresentou a maior meta vacinada foi Iomerê que atingiu 108% do público alvo; seguido de Arroio Trinta com 101%; Salto Veloso com 98,38%; Pinheiro Preto com 94%; Fraiburgo com 89% e Videira com 87% do público alvo imunizado.
Para a gerente de saúde, Fabiana de Fátima Moraes, os números representam o trabalho desenvolvido por todo o grupo. “O Governo do Estado em uma atitude pró-ativa antecipou a campanha de imunização em uma semana, e todos os órgão e a comunidade atenderam ao proposto, realizando e buscando a imunização. Esse trabalho com toda certeza será revertido em menos quadro de agravamentos de gripes e resfriados. Estamos entrando na época mais fria do ano, é o público mais suscetível a essa doença já está protegido”, finalizou Fabiana, reforçando que as crianças são aguardadas nos postes para a segunda dose da vacina.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira