Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. ADR lança campanha “Pneu...

ADR lança campanha “Pneu com água parada é uma furada”

colegiado 24-2 20160224 1815712012

Nesta quarta-feira, 24, no Auditório da Gerência de Educação (Gered), foi realizado o lançamento oficial da campanha “Pneu com água parada é uma furada”. A iniciativa que visa combater o mosquito Aedes Aegypti é uma realização da 9º Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio da Gerência de Saúde. Por meio dessa campanha será recolhida e dada destinação correta a pneus, considerado o principal criadouro do mosquito.

Campanha conta com o engajamento de todos os órgãos do Governo na região, além da iniciativa privada

Segundo o secretário executivo, Dorival Carlos Borga, a proposta desta campanha é promover o alinhamento com a plataforma de trabalho do Governo do Estado. “Santa Catarina entrou na luta contra o Aedes Aegypti e está promovendo uma série de ações. O que nós da ADR solicitamos é a integração da comunidade nessa luta, a fim de disseminar os riscos que esse mosquito ocasiona com a Dengue, Chycungunya e Zica Vírus”, afirmou.

O objetivo da campanha é recolher e dar a destinação correta à pneus de todos os tamanhos, que estejam à céu aberto, acumulando água parada, o que possibilita a criação do mosquito Aedes Aegypti.  Diferente dos demais vasilhames que podem acumular água parada como vasos de flores, tampas, garrafas, etc; o pneu é um material de difícil descarte, uma vez que além de acumular água, também polui o ar se for queimado, pode criar ratos e outros bichos se for coberto, e não se dissolve na natureza se for enterrado.

Para buscar uma alternativa, a Gerência de Saúde buscou parceiros para colocar em prática esta ideia de coletar os pneus e dar o destino certo a eles. “Tivemos o engajamento de diversas entidades, empresas e instituições e formatamos essa campanha, que acreditamos que terá um retorno muito expressivo para a comunidade”, destacou o gerente de saúde, Geancarlos Farinon Flores de Matias.

Para a campanha está programada uma mobilização nesta sexta-feira, 26, no centro de Videira, onde serão distribuídos materiais informativos que contam com informações sobre sinais e sintomas das doenças, como eliminar os criadouros do mosquito, entre outras informações. No sábado,27, será efetuado um “Dia D”, no Largo da Estação Ferroviária, onde iniciativas de mobilização serão promovidas, bem como, serão coletados os pneus entregues pela comunidade.

Além do “Dia D”, a campanha disponibiliza Ecopontos, que se concentram em locais onde a comunidade pode depositar os pneus. Os pontos disponíveis são: na sede da ADR; Batalhão do Corpo de Bombeiros; Capelas das Comunidades e Bairros; Salão Paroquial e IFC Videira. Em cada um desses locais há um ponto para deposito seguro, para evitar que a solução gere problemas.

A campanha “Pneu com água parada é uma furada” conta com o apoio das empresas: Tempero Propaganda, a qual realizou toda a criação publicitária da campanha; FM Pneus, Videplast e BRF; os órgãos do Governo: ADR, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Receita Estadual, Casan, Celesc, Epagri, Cidasc e Imprensa Regional; as prefeituras de Videira, Rio das Antas, Fraiburgo, Arroio Trinta, Salto Veloso e Ibiam.

O que será feito com o pneu

Por meio de uma parceria com a empresa FM Pneus, o material arrecadado será destinado para a empresa Baterias Pioneiro, de Água Doce. Neste local a borracha será picada e alimentará as caldeiras da empresa. Esse processo individualmente gera custo ao consumidor, e por meio dessa parceira com a FM Pneus, foi articulado para que os pneus sejam entregues de forma gratuita. Para o gerente da FM Pneus de Videira, Eloir Zago, a parceria integra uma iniciativa de responsabilidade social que a empresa tem para com a sociedade. “A FM Pneus já desenvolve essa iniciativa, por meio do encaminhamento para destinação correta dos pneus demandados pela empresa. Essa parceria com a ADR possibilitou a ampliação da mesma, beneficiando a comunidade, que precisa depositar de forma responsável e evitar a proliferação do Aedes Aegypti e também o meio ambiente que  passa a não mais receber esse lixo que perigosamente contamina o solo e a água”, finalizou.

Reunião do Colegiado conta com presença do superintendente regional da Casan

A primeira reunião do Colegiado Regional do Governo do Estado, na 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) também foi realizada nesta quarta-feira, 24. Durante o encontro, o secretário executivo, Dorival Carlos Borga, apresentou a funcionalidade do Colegiado, bem como suas obrigações e competências.

colegiado 24-2 20160224 2085229293

Secretário esteve apresentando funcionalidade e competências do colegiado

O grupo, que terá reuniões mensais de alinhamento, terá como base uma unidade na região e a ele será competência: buscar articulação para análise e solução de problemas relacionados a implementação de diversas ações de governo na região; integrar esforços visando a racionalização de recursos e meios a fim de garantir mais efetividade na prestação de serviços públicos e também discutir e propor medidas, adequações ou readequações das ações visando melhorar a qualidade e a celeridade dos serviços públicos ou entrega de bens públicos.

A primeira reunião do colegiado do Governo ainda contou com a presença do superintendente regional oeste da Casan, Eloi Bordignon, que tratou do desabastecimento de água em Videira. Ele relatou que a estatal investiu R$ 1,4 milhão em ações paliativas para amenizar os transtornos de falta de água. “O relevo íngreme de Videira faz com que a Casan necessite de várias estações de recalque, para bombear água para todos os cantos do município. No entanto, na ocorrência de algum problema pontual em alguma delas, como falta de energia, vazamento, etc; o problema toma proporções, comprometendo os demais sistemas”, afirmou Elói.

colegiado 24-2 20160224 1554290502

Elói Bordignon, superintendente regional oeste da Casan esteve participando do evento

Após a apresentação da superintendência da Casan, foi definido pelo Colegiado, que será destinado um expediente ao presidente da Casan, Valter Galina, para apontar os investimentos necessários e sensibilizar a urgência dos mesmos. Uma agenda com o Governador do Estado também será articulada. “Uma nova subestação de tratamento seria fundamental para garantir o abastecimento, no entanto, os investimentos têm que ser feitos imediatamente, para não comprometer ainda mais a comunidade local”, finalizou Dirceo Deon, gerente regional da Casan.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira