Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Comunidade escolar deverá eleger...

Comunidade escolar deverá eleger diretores

eleicao diretores 20151124 1137458245

Está entrando na reta final o processo de escolha dos novos diretores das escolas da rede estadual. A votação acontecerá na próxima quinta-feira, dia 26, em todas as unidades escolares. As urnas já foram solicitadas junto ao Cartório Eleitoral e as comissões escolares já foram definidas. As votações acontecerão das 8 às 21 horas, sem intervalo. Para o secretário de estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, o processo está sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Educação, através das Gereds, com a máxima transparência e seriedade que o assunto merece “Queremos motivar e estimular que a comunidade escolar, em especial os pais, participem desse importante processo democrático. Além de votar, é importante que a comunidade escolar conheça o plano de gestão apresentado e possa acompanhar, cobrar e propor melhorias”, afirmou.

 

Proponentes ao cargo tiveram a oportunidade de divulgar plano de gestão

Na regional de Videira são dezesseis escolas que terão diretores escolhidos por meio dessa modalidade. Quatro unidades escolares que não contaram com nenhum plano de gestão inscrito, seguirão com a indicação efetuada pela Gerência de Educação, no formato temporário. Em abril, um  novo processo de escolha será aberto nessas escolas.

Os planos de gestão inscritos foram apresentados durante essas últimas semanas em sessões que mobilizaram pais, professores, servidores da escola e alunos. No município de Videira a EEB Inspetor Eurico Rauen conta com o plano de gestão da professora Marisa Trindade Dambrós; Na EEB Governador Lacerda são dois proponentes: Elis Regina Deon Fiorese e Gilmar Marcos de Oliveira; na EEB Ester Crema Marmentini quem se colocou a disposição foi a professora Fátima Pittol; Na EEB Josefina Caldeira de Andrade o plano de gestão escolar é da servidoraMaristela Lang Ferraz; A EEB Anisio Rachadel de Oliveira conta com a professora Angelita Tedesco; a EEB Anita Brasileira com a servidoraMaridete C. Rissardi; A EEB. Madre Terezinha conta com a proponente Márcia Fátima Ribeiro; o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) também contará com a escola, sendo que a proponente é a professora Margarete M. Salvadori.

Na regional, ainda estão participando do processo: o professor Ademilson Einsweiler para a EEB Maura de Senna Pereira, de Pinheiro Preto; e em Tangará: Carmen Bressan para a EEB João Jorge de Campos e dois proponentes: Eva Petry e Marcia Chiesa para a EEB Mater Salvatoris. Em Iomerê a participante é a professora Terezinha C. Sartor que apresentou o plano de gestão para a EEB Frei Evaristo; o professor Renato Manenti é o inscrito para a EEB Governador Bornhausen, em Arroio Trinta e em Salto Veloso, para a EEB Cecília Vivan conta com a inscrita Regina B. Ansiliero.

No município de Fraiburgo as duas escolas participantes do certame serão: EEB Gonçalves Dias com o plano de gestão do professor Adilson Dallagnol e a EEB Bela Vista com a proponenteLuciane Melotto. As escolas que não contarão com a escolha dos diretores são: EEB Pe Bruno Pokolm; EEB São José; EEB 25 de maio; EEB Eurico Pinz.

Para a gerente de educação, Rita de Cássia Soares, a gerência deu o suporte necessário em todas as etapas da escolha dos diretores. Segundo ela, foi elaborada uma Comissão Regional que colaborou com o repasse das orientações pertinentes ao processo e esteve acompanhando junto às escolas para garantir igualdade de oportunidades. “É importante mencionar que mais que pessoas, a escolha deverá se concentrar nas metas de cada Plano de Gestão, pois isto definirá em grande parte o projeto pedagógico de cada escola, as prioridades de cada proponente e como será organizado para que o estudante tenha sucesso na aprendizagem”, afirmou.

O processo de escolha dos novos diretores das Escolas da rede estadual teve início no mês de agosto, onde os professores interessados em candidatar-se ao cargo de diretor, puderam estar participando e enviando o plano de gestão. O material protocolado foi avaliado por consultores especializados em gestão escolar, contratados pela SED, que validou ou não a proposta, segundo o que determina o decreto que institui as eleições.

Além de tratar da escolha, o projeto de lei, de autoria do deputado Gelson Merisio, que objetiva também a profissionalização da gestão das escolas.  Um dos exemplos é a série de requisitos que os professores deveriam cumprir para concorrer, dentre eles:  não ter penalidade no seu histórico, não ter falta injustificada nos últimos cinco anos e ser funcionário efetivo. Outro critério é que o candidato esteja inscrito numa pós-graduação ou curso com carga horária superior a 200 horas na área de gestão escolar.

Regras eleitorais

As eleições acontecerão na quinta-feira, dia 26, das 8 às 21 horas, nas próprias unidades escolares. Para votar, os pais, professores, servidores escolares e alunos deverão apresentar documento com foto. Na sequência receberão a cédula e efetuarão a votação no plano escolar. Uma diferença em relação às eleições convencionais é que os votos dos pais terá o dobro do peso, no entanto, será permitido somente um voto por família, independentemente do número de filhos matriculados.  A votação será feita em cédulas e em ESPAÇOS separados para pais, alunos e uma terceira para servidores da escola (professores, serventes, merendeiras, secretárias), por causa da diferença de peso nos votos. A logística de tudo isso será definida pela comissão escolar local.

Nas escolas em que apenas uma pessoa concorrer, haverá a votação do mesmo jeito e o plano de gestão terá de receber os votos de 51% do eleitorado. Se isso não acontecer, a comissão eleitoral da regional escolherá o novo diretor. O mandato será de quatro anos, porém, se o plano não for seguido, novas eleições poderão ser convocadas. Segundo Rita de Cássia Soares, se isso acontecer nos dois primeiros anos, haverá nova eleição, se for na segunda metade, o substituto será indicado pela comissão eleitoral. O diretor eleito também poderá indicar os seus assessores de direção.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}