Educação Ambiental e Turismo Rural são temas de excursão da Epagri

Conhecer para respeitar. Esse foi um dos princípios que nortearam a excursão promovida pela Epagri, por meio do Programa SC Rural, que contemplou estudantes do ensino médio da EEB Maura de Senna Pereira, de Pinheiro Preto. O evento aconteceu no dia 13 de outubro e teve como destino a cidade de Urubici. Para o gerente da Epagri, Jonatan Galio, o objetivo foi ampliar os horizontes desses estudantes. “Além de uma área de turismo rural, Urubici oferece aos turistas uma série de informações e capacitações voltadas para a educação ambiental. Com essa excursão os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o meio ambiente e consequentemente sobre o nosso Estado”, afirmou.
A excursão percorreu inúmeros espaços. Na ocaisão os estudantes conheceram o Morro da Igreja, que é o ponto habitado mais alto do sul do Brasil e que proporciona sensações térmicas de -30°C. No espaço, além de uma vegetação exuberante, está localizado também a base da aeronáutica CINDACTA II. O grupo também conheceu a Cascata Véu de Noiva, Cascata do Avencal, Inscrições rupestres datadas de milhares de anos, a Igreja Matriz e sua história, o ICMBio, que é responsável pela preservação e administração do Parque Nacional de São Joaquim e outros parques no território brasileiro. A Gruta Nossa Senhora de Lurdes, também foi visitada.
A excursão buscou propiciar informações e experiências sobre a importância da conservação do meio ambiente, da fauna e flora silvestre, da história de seus municípios e tradições. Além disso, foi possível observar e entender como o município de Urubici está se preparando para o turismo rural, através de iniciativas como a Acolhida na Colônia e também iniciativas privadas, com destaque para o turismo de aventura.
Segundo os alunos e a direção escolar, a excursão significou a oportunidade de vivenciar experiências diferentes e complementares as vividas no município de Pinheiro Preto, aprofundando conhecimentos da história e geografia catarinense e conhecendo novas perspectivas para o meio rural, como o turismo.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}