Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Projeto de Videira é...

Projeto de Videira é apresentado a diretores da SED

Dois estudantes e um professor apresentaram nesta semana, na sede da Secretaria de Estado da Educação, um projeto desenvolvido em sala de aula, e demonstrado na Mostra de Conhecimento. O projeto, desenvolvido por estudantes da EEB Professora Adelina Régis, de Videira, visa aprimorar o processo de automação e controle da merenda escolar. A iniciativa foi realizada pelas estudantes Mayra Giriolli dos Santos e Evelyn Laís Marin Constante, orientadas pelo professor Edwin Albert Muller. Com o título “Tec and Food” o projeto consiste em um sistema automatizado de contagem da merenda escolar, facilitando a extração de relatórios, o que auxiliará na gestão.

 

A visibilidade deste projeto aconteceu durante o Ciclo de Palestras Estratégicas, no dia 15 de setembro, no município de Videira. Durante a apresentação do diretor de Gestão de Pessoas, Valdenir Kriguer, o professor Edwin relatou o trabalho desenvolvido na escola, e foi chamado a apresentar o mesmo a uma equipe de diretores da Secretaria de Estado.

Participaram da apresentação o diretor de apoio ao estudante, Osmar Matiola; o diretor de Tecnologia e Inovação, Diego Calegari Feldhaus; e o diretor de Gestão de Pessoas, Valdenir Kriguer. A gerente de educação da 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), Rita de Cássia Soares, acompanhou a apresentação e parabenizou os alunos.

“É muito interessante o conhecimento de uma escola avançar os muros e contribuir de forma efetiva com uma melhoria, seja de gestão, de economia, entre outros. Sentimos muito orgulho da capacidade intelectual dos nossos alunos e a visão ampliada dos nossos professores”, destacou.

Como funciona

Atualmente o sistema de controle da merenda escolar é realizado, nas 21 escolas da 9ª SDR de forma manual. Os alunos devem retirar uma ficha com um servidor público, designado pela direção da escola. Após servido, o aluno deposita a ficha em uma urna, que ao final é feito o escrutinada, na presença de um servidor público e de um funcionário da empresa prestadora do serviço de merenda escolar. O Estado efetua o pagamento frente a quantidade de refeições efetuadas. A proposta dos alunos consiste na automação desse sistema. Segundo estudo, a matrícula dos alunos geraria um código de barras, que, em proposta, substituiria as atuais fichas.

Os autores do projeto estiveram, antes de se deslocarem até a Secretaria de Estado da Educação, visitando a 9ª SDR, onde receberam os cumprimentos do Secretário Regional, Dorival Carlos Borga. “Desejo sucesso a esses alunos e também ao professor. Independente se o Estado aderir a esse projeto ou não, demonstra a valorização e o nível de qualificação dos nossos alunos. Isso nos orgulha muito”, finalizou.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}